A editora Amazônia Latitude tem como objetivo a publicação de textos e trabalhos acadêmicos relacionados aos eixos temáticos de Amazônia e Pan-Amazônia, reunidos em edição impressa publicada semestralmente. A produção do conhecimento posiciona-se nas perspectivas ecocríticas, orientada pela abordagem da Slow Violence como fundamento, e pelas categorias estratégicas Slow Seeing e Visual Sovereignty. Portanto, essas orientações teóricas e processuais se constituem em um modo de produção do conhecimento relacional como ato de intervenção humana da autocompreensão e do esclarecimento.
Inclui, como constituinte desta dinâmica, uma articulação interdependente entre cultura e ação na qual a premissa cultural tem o poder causal de agência, na medida em que provoca a compreensão e produz a ação social. É também um instrumento de contraposição aos mecanismos predatórios da violência lenta na região na medida em que produz e demonstra pontos de vista contrários ao silenciamento de vozes dos sujeitos amazônicos dentro e fora do campo disciplinar e acadêmico.
Romper as fronteiras entre as ciências e as humanidades, narrando o passado e imaginando o futuro com o compromisso de publicar estudos inovadores e ampliar o espaço de compreensão da Amazônia. O processo de compreensão da região em Amazônia Latitude, com foco na cultura científica e artística, consiste em dar lugar à diversidade de formas e meios de registro de pesquisas, opiniões, visões da natureza e da cultura, além das fronteiras institucionais e de campos especializados, por meio de ensaios, artigos, imagens, vídeos e resenhas. Cada edição é editada, revisada e aprovada pelo Conselho Editorial da Amazônia Latitude.
Amazonia Latitude Contact