A Amazônia Latitude é uma plataforma de conhecimento que se exprime pelas vozes e discursos dos sujeitos que interrogam realidades da Amazônia, com preeminência à questão social, econômica, política e cultural, que se expressam por meio da problemática ambiental.
A produção do conhecimento científico e artístico, neste veículo, posiciona-se no cânone no pensamento ecocrítico, orientado epistemicamente pela abordagem da Slow Violence como fundamento, e pelas categorias estratégicas Slow Seeing e Visual Sovereignty.
Portanto, essas orientações teóricas e processuais se constituem em um modo de produção do conhecimento relacional como ato de intervenção humana da autocompreensão e do esclarecimento por meio de ensaios, artigos, análise literária e fílmica, manifestações da cultura, correntes de opinião, focos disciplinares, abordagens intelectuais, grupos de pressão e de populações locais.
Inclui, como constituinte desta dinâmica, uma articulação interdependente entre cultura e ação na qual a premissa cultural tem o poder causal de agência, na medida em que articula/provoca a compreensão e produz a ação social.
Mediante este foco teórico preciso, e vinculada ao Laboratório de Ciências Sociais e Interdisciplinaridade na Amazônia do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, tem diálogo amplo dentro e fora do campo acadêmico da formação e da intervenção intelectual na sociedade, e a pretensão de ser uma relação de esclarecimento recíproco entre o pensamento científico interdisciplinar.
A Amazônia Latitude faz parte do grupo de mídias ambientais como: (((o)))eco, #Colabora, Agência Envolverde de Jornalismo, AgirAzul.com, Amazônia Real, Amigos do Meio Ambiente, Blog Cidadãos do Mundo, Conexão Planeta, Eco21, EcoNordeste, Notícia Sustentável, Página 22, Plurale Em Revista, RBJA, Revista Amazônia, Revista Ecológico
Amazônia Latitude Press
Somos uma editora comprometida com a ampliação do imaginário brasileiro, e latino-americano, no sentido de que reconhecemos a importância da cultura amazônica e a trazemos para o centro do debate nacional, e latino-americano, estimulando, assim, maior tomada de consciência em relação à relevância desse bioma para a própria existência humana.
Irmã da revista Amazônia Latitude, nossa editora não possui fins lucrativos e tem como objetivo estimular a publicação de literatura, científica ou ficcional, produzida sobre e pelos povos inseridos nesse espaço, promovendo, desta forma, a ampliação do conhecimento sobre esse fundamental patrimônio da humanidade. Acreditamos num mundo de muitos centros e entendemos que nossa missão é divulgar o centro de irradiação de vida que o bioma amazônico representa. Ainda assim, nossa luta não se restringe a este espaço, de modo que buscamos fomentar produções de intelectuais dos povos originários em todas as regiões do continente.
Expediente
Fundador & Editor-chefe
Marcos Colón
Florida State University
mcolon@fsu.edu
mcolon@amazonialatitude.com
Editores
Matheus Ferreira
redacao@amazonialatitude.com
Fotografos
Edmar Barros
Anderson Barbosa
redacao@amazonialatitude.com
Produtor de Podcasts
Vanessa Pinto Moraes
producao@amazonialatitude.com
WebDesigner
Fabrício Vinhas
Universidade Federal Fluminense
fvinhas@gmail.com
Conselho editorial
Lúcio Flávio Pinto / Jornalista & Sociólogo
Leopoldo Bernucci / University of California, Davis
Jessica Carey-Webb / University of New Mexico
Bruno Malheiro / Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Ana Pizarro / Universidade de Santiago do Chile
Conselho de gestão
Antoine Acker / University of Zurique
Marcos Barros / Universidade Federal do Amazonas
Iraildes Caldas / Universidade Federal do Amazonas
Alexandre Cardoso / Universidade Federal do Maranhão
Brian Deyo / Grand Valley State University
Juan Carlos Galeano / Florida State University
Milton Hatoum / Escritor
Serenella Iovino / University of North Carolina at Chapel Hill
Erik Jennings / Universidade do Oeste do Pará
Nicholas C. Kawa / Ohio State University
Ailton Krenak / líder indigena e ativista ambiental brasileiro
Rob Nixon / Princeton University
José Alcimar de Oliveira / Universidade Federal do Amazonas
João de Jesus de Paes Loureiro / Universidade Federal do Pará
Pedro Rapozo / Universidade do Estado do Amazonas
Anne Rapp Py-Daniel / Universidade Federal do Oeste do Pará
Alberto Vargas / University of Wisconsin-Madison
Paula Vieira / Universidade Federal do Oeste do Pardo
Josué Vieira / Universidade do Estado do Amazonas
Lucas Lacerda / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Política de conteúdo
Na Amazônia Latitude Review, estamos comprometidos com os objetivos da pesquisa aberta. Nossas políticas de publicação ajudam nossos autores a alcançar um alto nível de abertura para suas pesquisas e os apoiam no cumprimento dos requisitos de acesso aberto (Open Access, OA) de seus financiadores e instituições.
Amazônia Latitude Review é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto do BOAI.