Quem Somos

A Amazônia Latitude é uma plataforma híbrida de divulgação de conhecimento científico e jornalístico. Nos expressamos por meio da escuta de quem vive e questiona as realidades na Amazônia e na Pan-Amazônia. 

Nossa equipe é formada por profissionais multimídia baseados dentro e fora da região. Publicamos reportagens, artigos, ensaios, resenhas, análises literárias e fílmicas, colunas de opinião, fotogalerias e podcasts, preservando o enfoque em pautas sociais, ambientais, econômicas, políticas e culturais.

Acreditamos na articulação entre cultura e ação, na medida em que a cultura engaja, provoca a compreensão e produz ação social. Temos amplo diálogo dentro e fora do campo acadêmico, e a pretensão de ocupar posição de esclarecimento mútuo entre o pensamento científico e interdisciplinar.

Com site, revista e editora, a Amazônia Latitude faz parte do grupo de mídias ambientais como (((o)))eco, #Colabora, InfoAmazonia, Agência Envolverde de Jornalismo, AgirAzul.com, Amazônia Real, Amigos do Meio Ambiente, Blog Cidadãos do Mundo, Conexão Planeta, Eco21, EcoNordeste, Notícia Sustentável, Página 22, Plurale Em Revista, RBJA, Revista Amazônia, Revista Ecológico.

Amazônia Latitude Press

Somos uma editora comprometida com a ampliação do imaginário brasileiro, e latino-americano, no sentido de que reconhecemos a importância da cultura amazônica e a trazemos para o centro do debate nacional, e latino-americano, estimulando, assim, maior tomada de consciência em relação à relevância desse bioma para a própria existência humana.

Irmã da revista Amazônia Latitude, nossa editora não possui fins lucrativos e tem como objetivo estimular a publicação de literatura, científica ou ficcional, produzida sobre e pelos povos inseridos nesse espaço, promovendo, desta forma, a ampliação do conhecimento sobre esse fundamental patrimônio da humanidade. Acreditamos num mundo de muitos centros e entendemos que nossa missão é divulgar o centro de irradiação de vida que o bioma amazônico representa. Ainda assim, nossa luta não se restringe a este espaço, de modo que buscamos fomentar produções de intelectuais dos povos originários em todas as regiões do continente.

Expediente

Fundador & Diretor de Redação

Marcos Colón
Florida State University
[email protected]
[email protected]

Editora-chefe

Isabella Galante
Universidade de São Paulo
[email protected]

Editora-assistente

Alice Palmeira
Universidade Federal do Pará
[email protected]

Trainee

Yris Soares
Universidade Federal do Pará

Produtora de Podcasts

Amanda Péchy
Universidade de São Paulo

Repórteres

Nicoly Ambrosio

Elizabeth Oliveira

Elanny Vlaxio

Raisa de Araújo

WebDesigner

Fabrício Vinhas
Universidade Federal Fluminense

Conselho editorial

Lúcio Flávio Pinto/Jornalista & Sociólogo 

Leopoldo Bernucci/University of California, Davis

Jessica Carey-Webb/University of New Mexico

Bruno Malheiro/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Ana Pizarro/Universidade de Santiago do Chile

Conselho de gestão

Antoine Acker/University of Zurique

Marcos Barros/Universidade Federal do Amazonas

Iraildes Caldas/Universidade Federal do Amazonas

Alexandre Cardoso/Universidade Federal do Maranhão

Brian Deyo/Grand Valley State University

Juan Carlos Galeano/Florida State University

Milton Hatoum/Escritor

Serenella Iovino/University of North Carolina at Chapel Hill

Erik Jennings/Universidade do Oeste do Pará

Nicholas C. Kawa/Ohio State University

Ailton Krenak/líder indígena e ativista ambiental brasileiro

Rob Nixon/Princeton University

José Alcimar de Oliveira/Universidade Federal do Amazonas

João de Jesus de Paes Loureiro/Universidade Federal do Pará

Pedro Rapozo/Universidade do Estado do Amazonas

Anne Rapp Py-Daniel/Universidade Federal do Oeste do Pará

Alberto Vargas/University of Wisconsin-Madison

Paula Vieira/Universidade Federal do Oeste do Pardo

Josué Vieira/Universidade do Estado do Amazonas

Lucas Lacerda/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Política de conteúdo

A Amazônia Latitude é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente ao usuário em nosso site e redes sociais. É permitido o uso de trechos curtos e títulos para compartilhamento e/ou indicação de nossos conteúdos, sempre mencionando a Amazônia Latitude como fonte e com uso de link que direcione à publicação original em nosso site.

É, no entanto, vetada a reprodução integral de nossos conteúdos em meios impressos e digitais sem autorização expressa da Amazônia Latitude. Para a republicação integral de nossos conteúdos é preciso entrar em contato conosco pelo e-mail [email protected] para obter uma autorização de uso do material. Nesse caso, o uso deverá respeitar algumas regras e, principalmente, obter a nossa autorização.

Contatos

Translate »