Latitude Podcast #14: O potencial das Agroflorestas

Foto de um homem negro ao lado de uma bananeira
Felipe Augusto Zanusso Souza/ Wikimedia

No episódio 14 do Latitude Podcast, conversamos com os pesquisadores Joice Ferreira, da Embrapa, e Carlos Eduardo Young, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre como Agroflorestas podem conciliar bem-estar humano e conservação ambiental na Amazônia.

Especialistas em Sistemas Agroflorestais, os pesquisadores explicam as vantagens ambientais, sociais e econômicas de uma agricultura que não empobrece o solo, mas aproveita da biodiversidade de espécies tradicionais.

Um Sistema Agroflorestal, basicamente, reúne culturas de plantas, com importância agronômica, integrando a floresta. O plantio de alimentos nesse sistema é feito de forma sustentável porque recupera vegetação e o solo, e vai se desenvolvendo de forma natural.

Monoculturas, além de terem baixa produtividade, aprofundam a crise do clima e de abastecimento de alimentos. Já as agroflorestas, mesmo não inventando a roda, quando planejadas e manejadas, podem ser parte da solução para essas crises.

Apesar da lista de vantagens dos sistemas agroflorestais, ainda existem muitos obstáculos para começar uma agrofloresta. A implementação inicial, para começar, é muito cara e as linhas de crédito rural para esse tipo de plantio são insuficientes. E ainda faltam serviços de assistência técnica e acesso aos mercados para vender os alimentos produzidos em agroflorestas.

A adoção em larga escala das agroflorestas, por outro lado, nunca foi tão possível. Tanto Carlos Eduardo Young e Joice Ferreira acreditam que estamos passando por um momento de florescimento de uma bioeconomia da floresta.

Políticas públicas e grandes investimentos estruturais em educação, saúde, pesquisa científica aplicada, assistência técnica e comunicação rural são apenas o começo da lista de pilares fundamentais para dar mais passos em direção à transição para a bioeconomia.

Foto em destaque: Felipe Augusto Zanusso Souza/ Wikimedia Commons

 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »