Raoni: Prêmio Nobel da Paz 2020
Pesquisadores e ativistas apoiam campanha do cacique Raoni, liderança na Amazônia, para o Prêmio Nobel da Paz 2020.
No início do ano, acompanhamos, em Oxford, o colóquio internacional sobre a Amazônia.
O evento “Violência crescente e tendências preocupantes” ocorreu de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, na Universidade de Oxford. Para acessar a cobertura completa do evento, clique aqui.
O colóquio discutiu questões ambientais e políticas na região amazônica e ouviu líderes indígenas, que falaram sobre suas preocupações e sobre caminhos possíveis para o futuro da floresta e dos povos.
Um dos líderes presentes foi Raoni Metuktire, um dos grandes nomes na defesa da Amazônia e candidato ao Prêmio Nobel da Paz 2020.
“Peço por respeito e união de todos para vivermos em harmonia e em paz uns com os outros”, disse o cacique. Infelizmente, o agravamento de tensões no campo e de agressões à floresta tem sido uma política constante. No entanto, líderes seguem firmes na construção de outros possíveis para a floresta.
Políticos e acadêmicos de vários países deram seu apoio à candidatura de Raoni, como os pesquisadores John Hemming, Suzanna Hecht e Stefano Vares, entre outros. O vídeo mostra a ida de Raoni para Oxford e as várias vozes que apoiam seu trabalho e influência positiva no mundo.
Para professores e acadêmicos que queiram mostrar apoio à campanha de Raoni ao Nobel da Paz, é fácil: primeiro, siga a Amazônia Latitude nas redes sociais e entre em contato. Assim, até o fim de março, o interessado receberá o banner e deverá enviar um vídeo com duração máxima de 30 segundos no qual demonstra seu apoio ao cacique Kayapó.
e-mail: [email protected]