Nota de pesar: a Amazônia perde Rubens Gomes, o Rubão

A Amazônia Latitude faz coro com a Agência Amazônia Real e lamenta profundamente a morte do socioambientalista, músico, luthier e professor, José Rubens Ferreira Gomes, o Rubão, fundador e diretor executivo da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia – OELA. Neste momento de profunda dor e consternação, expressamos nossos sentimentos a sua esposa, Jéssica Gomes, aos familiares e amigos.

Rubão, 60 anos, é reconhecido como um dos defensores históricos da Floresta Amazônica e das populações tradicionais. Foi presidente do Grupo de Trabalho Amazônico – GTA, Líder Avina e Fellow Ashoka, e presidente da Rede Sustentabilidade no Amazonas, partido fundado pela ex-senadora e ambientalista Marina Silva.

Entre as ações de apoio às populações quilombolas, coordenou a construção do Protocolos Comunitários no Arquipélago do Bailique e Beira do Amazonas, ambos no estado do Amapá.

Em 1997, como professor do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas, o luthier Rubens Gomes, incomodado com a violência entre jovens e adolescentes da zona Leste de Manaus, se mudou para o bairro do Zumbi dos Palmares 2. Ele queria transformar a vida dos jovens fomentando a educação e a ecologia. No ano seguinte, Rubão criou a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia para atender estudantes de famílias de baixa renda da comunidade.

A escola tornou-se uma referência na produção de instrumentos musicais de corda, arte e informática. A luteria é a arte e ciência de construir instrumentos musicais com cordas dedilhadas e caixa de ressonância, como o violão.

O trabalho na OELA chamou a atenção do herdeiro do trono da Inglaterra. Em 2009, o príncipe de Gales, Charles Philip Arthur George, e sua mulher, Camilla Parker Bowles, Duquesa da Cornualha, visitaram Oficina Escola de Lutheria da Amazônia de Rubão.

Reconhecida pelo MEC e pela UNICEF, a escola já atendeu mais de 20 mil crianças e adolescentes. Além de aprenderem a construir instrumentos de corda com madeira certificada pelo selo FSC, os alunos e suas famílias desenvolvem atividades na educação de cunho psicossocial, esportivo, ambiental, artístico e profissionalizante. Em 2019, a OELA recebeu o Prêmio Finep, na categoria Tecnologia Social.

Em 2018, Rubão foi internado com problema nos pulmões, agravado após a ocorrência de uma grande queimada na floresta, no Amapá. Ele passou por um transplante e estava em recuperação no Rio Grande do Sul. De volta a Manaus este ano, o ambientalista continuava em tratamento em casa.

Mesmo no isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, Rubens Gomes coordenava a ação de entrega de cestas básicas para as famílias de baixa renda da periferia de Manaus. No final de semana passou mal e foi internado na UTI do Hospital da Unimed. Ele faleceu na noite desta quinta-feira (28 de maio) por insuficiência respiratória, informou sua família.

Rubens Gomes nasceu no município de Serra do Navio, no Amapá. Estudou música na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade de Brasília (UnB). Em 2015, o ambientalista recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa do Amazonas em reconhecimento ao seu trabalho. Ao receber a homenagem Rubão disse: “A transformação social só será possível em nosso país se todos fizerem sua parte, e nós escolhemos fazer a nossa parte”.

Esta notícia foi originalmente publicada no site Amazônia Real, que faz parte da rede de colaboração entre veículos ambientais para fazer frente à destruição da Amazônia e das políticas ambientais brasileiras. A Amazônia Latitude, enquanto integrante desse coletivo, republica o conteúdo de seus parceiros comprometidos com a defesa da natureza e da justiça social.
Imagem em destaque – José Rubens Ferreira Gomes, socioambientalista, músico, luthier e professor,fundador e diretor executivo da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia – OELA. Fonte: divulgação.

 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Translate »