Em busca de outros olhares e futuros, Amazônia Latitude lança edição impressa

printed edition amazônia latitude
Conteúdo selecionado para o papel discute exploração, cultura e pensamento sobre a maior floresta tropical do mundo

Criada em 2019 sob o lema de fazer a ponte entre academia e sociedade, a Amazônia Latitude lança sua primeira edição impressa na próxima semana. Publicada pelo programa de Português da Florida State University (FSU), a revista reúne conteúdo de humanidades ambientais e prioriza leituras interdisciplinares sobre Amazônia e Pan-Amazônia.

Da sabedoria tradicional dos Krenak a uma discussão do professor Rob Nixon sobre as ‘assombrosas entranhas’ do conceito de Antropoceno, a primeira edição impressa selecionou 21 conteúdos publicados ao longo dos dois primeiros anos da Amazônia Latitude.

Capa da primeira edição impressa. Acesse a página aqui.

São 13 artigos em formato acadêmico ou de ensaio, além de uma galeria sobre as queimadas em Lábrea, no Amazonas, e entrevistas e resenhas.

De acordo com o editor fundador da revista, Marcos Colón, a ideia é dar com a versão ao debate amazônico a solidez que garante uma versão impressa.

“Reunir nomes para o conselho editorial, inaugurar e manter o site foram passos enormes. Após dois anos de revista, é com alegria e muita gratidão a todos que fazem esta plataforma possível que apresentamos essa seleção”, diz o pesquisador, que coordena o programa de Português da FSU.

“A missão continua a ser ampliar o debate crítico sobre Amazônia e Pan-Amazônia sob a perspectiva de um olhar lento, que permite investigar processos de longa duração muitas vezes despercebidos em meio a uma sucessão de catástrofes. Os sucessivos recordes de desmatamento, invasões, o garimpo e a pandemia de Covid-19 têm como um de seus impactos sufocar o pensamento. É contra essa fumaça que desenvolvemos nosso trabalho”, explica.

Acesso

Com um número limitado de exemplares para o papel, a edição ficará disponível no site da revista e pode ser acessada no menu ‘Sobre’, da página inicial, ou aqui. Além da disponibilização no DOI, a publicação está nos indexadores Diadorim, Latindex e DigiNole, e registrada sob o ISSN 2692-7446 (impresso)/2692 7462 (online).

Junte-se às vozes em defesa da Amazônia

A revista Amazônia Latitude é uma publicação independente e mantida por meio de doações. Participe compartilhando nossas publicações e, se possível, apoie financeiramente o nosso trabalho.

 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »