Em busca de outros olhares e futuros, Amazônia Latitude lança edição impressa
Conteúdo selecionado para o papel discute exploração, cultura e pensamento sobre a maior floresta tropical do mundo
Criada em 2019 sob o lema de fazer a ponte entre academia e sociedade, a Amazônia Latitude lança sua primeira edição impressa na próxima semana. Publicada pelo programa de Português da Florida State University (FSU), a revista reúne conteúdo de humanidades ambientais e prioriza leituras interdisciplinares sobre Amazônia e Pan-Amazônia.
Da sabedoria tradicional dos Krenak a uma discussão do professor Rob Nixon sobre as ‘assombrosas entranhas’ do conceito de Antropoceno, a primeira edição impressa selecionou 21 conteúdos publicados ao longo dos dois primeiros anos da Amazônia Latitude.
São 13 artigos em formato acadêmico ou de ensaio, além de uma galeria sobre as queimadas em Lábrea, no Amazonas, e entrevistas e resenhas.
De acordo com o editor fundador da revista, Marcos Colón, a ideia é dar com a versão ao debate amazônico a solidez que garante uma versão impressa.
“Reunir nomes para o conselho editorial, inaugurar e manter o site foram passos enormes. Após dois anos de revista, é com alegria e muita gratidão a todos que fazem esta plataforma possível que apresentamos essa seleção”, diz o pesquisador, que coordena o programa de Português da FSU.
“A missão continua a ser ampliar o debate crítico sobre Amazônia e Pan-Amazônia sob a perspectiva de um olhar lento, que permite investigar processos de longa duração muitas vezes despercebidos em meio a uma sucessão de catástrofes. Os sucessivos recordes de desmatamento, invasões, o garimpo e a pandemia de Covid-19 têm como um de seus impactos sufocar o pensamento. É contra essa fumaça que desenvolvemos nosso trabalho”, explica.
Acesso
Com um número limitado de exemplares para o papel, a edição ficará disponível no site da revista e pode ser acessada no menu ‘Sobre’, da página inicial, ou aqui. Além da disponibilização no DOI, a publicação está nos indexadores Diadorim, Latindex e DigiNole, e registrada sob o ISSN 2692-7446 (impresso)/2692 7462 (online).
Junte-se às vozes em defesa da Amazônia
A revista Amazônia Latitude é uma publicação independente e mantida por meio de doações. Participe compartilhando nossas publicações e, se possível, apoie financeiramente o nosso trabalho.