Dez anos de ruínas: Amazônia Latitude convida autoras (es) para edição sobre Belo Monte

edição Especial Belo Monte: dez anos de ruínas

Com objetivo de produzir e enraizar memórias sobre impactos da usina, revista recebe sugestões de material e fontes para projeto especial

O que foi feito das vidas humanas e não humanas da região conhecida como Volta Grande do Xingu? Dez anos após o início das obras da usina de Belo Monte, como se pode observar os impactos socioambientais nos meios rural e urbano desse megaprojeto? Como isso modificou as vidas da região?

É para responder a essas e outras perguntas que a Amazônia Latitude convida pesquisadoras (es) do campo das humanidades ambientais, fotógrafos, ilustradores, poetas e artistas para, numa abordagem interdisciplinar, publicarem textos e outros materiais a partir da edição de junho de 2021 da revista. 

O que buscamos?

  • Difundir olhares interdisciplinares sobre a construção de Belo Monte e de seus múltiplos impactos;
  • Apresentar novos meios de pensar ações e impactos dos megaprojetos em comunidades tradicionais na Amazônia; 
  • Discutir as ações predatórias como parte de processos de uma violência lenta sobre as transformações na região; 
  • Valorizar os conhecimentos das comunidades locais, originárias e tradicionais, rurais e urbanas, que vivem e praticam seus modos de vida na região; 
  • Apresentar as consequências dos impactos do empreendimento no uso dos recursos hídricos do rio Xingu e sua relação com as mudanças climáticas.

A interdisciplinaridade é o foco do projeto, para construir um entendimento de áreas diversas sobre o impacto da construção da usina em sistemas ligados ao rio Xingu. 

Apesar de não ser o único grande empreendimento na região, o investimento de tempo e recursos, as poucas vantagens apontadas pelos autores do projeto e a negligência exigem questionamentos contínuos sobre os efeitos de Belo Monte.

A criação de memória sobre o projeto, bem como tudo aquilo que se sucedeu desde que as primeiras máquinas começaram a trabalhar, exige esforço coletivo da academia e da sociedade civil.

Por que publicar conosco?

Com um conselho editorial e um acervo de material diverso na forma e no conteúdo, a Amazônia Latitude, editada pelo Programa de Português da Universidade Estadual da Flórida ISSN 2692-7446 (impresso) e ISSN 2692-7462 (online), é uma revista que reúne diversas vozes e textos para um debate interdisciplinar. 

As humanidades ambientais são nosso foco, além do desenvolvimento de um olhar lento sobre as violências na Amazônia e na Pan-Amazônia. Junte-se a este debate e ajude a fazer a ponte entre academia e sociedade.

Desenvolvemos projetos especiais e coberturas em parceria com universidades e instituições de diversos países, como o webinar Amazonia Now, o colóquio internacional Amazônia: Violência Crescente e Tendências Preocupantes, a coluna Roteiros da Amazônia, uma parceria com o cineasta Jorge Bodanzky, e outros. O objetivo é o mesmo: fazer a ponte entre academia e sociedade, traduzindo os conhecimentos sobre Amazônia e Pan-Amazônia e divulgando as vozes dos povos da floresta.

Envie seu material

Propostas e conteúdos podem ser enviados para o e-mail [email protected]. Serão avaliados pela equipe de editores e pelo conselho editorial da revista.

Caso o material enviado seja no formato de texto, procure escrever na forma direta, em períodos curtos, com uma linguagem clara e acessível. Preferencialmente, artigos e ensaios devem ter de 1.000 a 4.000 palavras, resenhas entre 1.000 – 1.500 palavras. Sugestões de fontes podem ser utilizadas para reportagens de contexto, entrevistas e podcasts. 

Mais informações na seção de submissões do site. Clique aqui para ver.

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Translate »