Amazônia em Cinco MInutos #16: os impactos de Balbina, relatos de Franz Keller e convite para edição de Iquitos

podcast amazônia cinco minutos

O Amazônia em Cinco Minutos chega ao seu 16º episódio com destaques sobre a hidrelétrica de Balbina, a tradução inédita para o português dos relatos de Franz Keller e mais! Uma história sobre o esquecido serviço meteorológico do Museu Paraense Emilio Goeldi, que funcionou de 1896 a 1922.

A revista recebe propostas de artigos para publicação sobre Iquitos, a cidade peruana na Amazônia que é uma ilha rodeada de expectativas. O material será publicado em novembro, no ano do bicentenário do Peru. Saiba mais e envie suas contribuições.

A dica cultural é com Adelson Santos, divisor das águas da música regional amazônica. No seu LP de 1989, Adelson já alertava sobre o risco de devastação com a construção da hidrelétrica de Balbina. “O que eu vi é um negócio estarrecedor, e isso naquela época. O homem é capaz de destruir o ambiente mesmo. O que me surpreendeu foi aquela quantidade de árvores no chão, todas mortas”, lembra o maestro.

O Amazônia em Cinco Minutos é uma produção da Amazônia Latitude. Ouça, divulgue e ajude a fazer a ponte entre academia e sociedade. Os programas estão disponíveis em Soundcloud, Spotify, Deezer e Apple Podcasts. Ouça nossos podcasts aqui.

 
 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »