Amazônia em 5 minutos #19: Europeus na cidade da borracha

Chegamos ao episódio 19 do Amazônia em Cinco Minutos abordando pesquisa que fala sobre ocupações na cidade da borracha. Em artigo publicado na revista Estudos Ibero-Americanos, a pesquisadora Maria Luiza Ugarte Pinheiro, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), analisou as transformações da sociedade manauara frente à presença espanhola na cidade. Para compreender esse processo nós entrevistamos a pesquisadora sobre o assunto.

Ugarte reconstrói essa história a partir de periódicos da imprensa étnica do Amazonas entre 1901 e 1922. Eram jornais como Jornal do Comércio (1908), El Hispano-Amazonense (1901), La Voz da Espana (1901-1907), Centro Espanol (1903) e El Hispano-Amazonense (1918-1922), organizados por manauaras e membros da comunidade espanhola em Manaus.

A dica cultural é de Chico da Silva. Na canção ‘Domingo em Manaus’ de seu LP de 1983 o compositor homenageia a cidade, que na época, passava por transformações sociais motivadas pela abertura da Zona Franca de Manaus.

Chico da Silva fala de migração das pessoas em busca de emprego e novas oportunidades de vida.

O Amazônia em Cinco Minutos é uma produção da Amazônia Latitude. Ouça, divulgue e ajude a fazer a ponte entre academia e sociedade. Os programas estão disponíveis em Soundcloud, Spotify, Deezer e Apple Podcasts. Ouça nossos podcasts aqui.
Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »