Amazônia Latitude Podcast #11: As falsas controvérsias e o risco para as políticas ambientais

Foto aérea de uma região afetada pelo garimpo.

Você sabe o que são controvérsias científicas e qual a diferença entre elas e as falsas controvérsias?

No episódio 21 do Amazônia Latitude Podcast, falamos de um estudo que avaliou como esse tipo de estratégia foi usada para influenciar o poder público em diversas políticas ambientais.

Conversamos com Letícia Lima e Raoni Rajão, pesquisadores da UFMG e coautores do artigo “O risco das falsas controvérsias para as políticas ambientais brasileiras“. Os cientistas explicam que as falsas controvérsias podem afetar diretamente o cuidado com o meio ambiente no Brasil e salientam a importância de saber identificá-las e combatê-las.

A pesquisa tem como estudo de caso a atuação do pesquisador Evaristo Miranda e do seu grupo, da Embrapa Territorial, que usou de dados distorcidos na discussão sobre a mudança do Código Florestal em 2012 e do atraso da proibição da queima de cana-de-açúcar.

“É preciso esforço para sair da apatia e reconhecer que, por mais que não tenhamos um panorama completo sobre os vários assuntos de importância na sociedade, é necessário se informar mais e melhor. Enquanto estamos distraídos, há grandes grupos de poder tomando decisões”, afirma Lima.

Você também pode escutar os programas anteriores para se aprofundar nos debates sobre a floresta mais importante do mundo!

Não deixe de conferir, curtir e compartilhar a entrevista!

O Amazônia Latitude Podcst é uma produção da Amazônia Latitude. Ouça, divulgue e ajude a fazer a ponte entre academia e sociedade. Os programas estão disponíveis em Soundcloud, Spotify, Deezer e Apple Podcasts. Ouça nossos podcasts aqui.
Foto destaque: Renaldo Matamoro/Unsplash

 
 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »