Fotogaleria: a madrugada na Pedra do Peixe em Belém

Todos os dias, entre 70 e 80 toneladas de pescados chegam à Pedra do Peixe, que faz parte do Complexo Ver-o-Peso, a maior feira a céu aberto da América Latina

Na Pedra do Peixe (parte do Complexo Ver-o-Peso, em Belém) chegam diariamente entre 70 e 80 toneladas de peixe. Foto: Anderson Barbosa / Amazônia Latitude - 20/mar/23

Durante a Semana Santa, a Pedra do Peixe chega a receber até 100 toneladas de pescado por dia.
Foto: Anderson Barbosa / Amazônia Latitude

Um dos principais pontos turísticos de Belém, o Complexo Ver-o-Peso completou 396 anos nesta segunda-feira (27). O maior mercado a céu aberto da América Latina é famoso por suas vendas de produtos regionais, entre eles os peixes da região Amazônica.

Segundo a Prefeitura de Belém, existem 1.193 permissionários que atuam no Ver-o-Peso, distribuídos na Feira do Açaí, Mercado de Carne Francisco Bolonha, Mercado de Ferro, Pedra do Peixe e Feira do Ver-o-Peso. Esse número chega a aproximadamente 2.400 se forem considerados os ajudantes dos permissionários e os ambulantes da área.

Na Pedra do Peixe chegam entre 70 e 80 toneladas de peixe diariamente. Essa quantidade aumenta no período da Semana Santa, chegando a 100 toneladas por dia. Grande parte desse pescado vem de regiões ribeirinhas do nordeste paraense.

O fotógrafo Anderson Barbosa registrou a movimentação na Pedra do Peixe na madrugada entre os dias 19 e 20 de março. Entre as espécies desembarcadas estão pescada branca, surubim e dourada.

Você pode gostar...

Acesse gratuitamente

Deixe seu e-mail para receber gratuitamente a versão digital do livro e ampliar sua leitura crítica sobre a Amazônia e o Brasil.

Download Livro

Este conteúdo é parte do compromisso da Amazônia Latitude de tornar visíveis debates e pesquisas sobre a Amazônia e o Brasil. Continue explorando conteúdos no site e redes sociais e, se quiser fortalecer esse trabalho independente, considere apoiar via pix: amazonialatitude@gmail.com.

Translate »