Amazônia em 5 minutos | 06 a 12/05/2023

Esses são os destaques que a Amazônia Latitude selecionou para você ficar por dentro do que aconteceu entre 6 e 12 de maio na maior floresta tropical do planeta.

  • Mais uma morte violenta é registrada no território Yanomami, totalizando 14 mortes nas últimas semanas. O corpo de uma mulher foi encontrado no sábado, dia seis, no território indígena, em Roraima.
  • Levantamento aponta que a região amazônica possui quase um milhão de pessoas sem acesso a eletricidade.
  • E cerimônia ancestral marca a posse da primeira mulher indígena indicada para assumir a Funai na região do Rio Negro, no Amazonas

O Amazônia em 5 minutos é uma produção da Amazônia Latitude, com apresentação de Amanda Péchy, produção de Lucas Duarte, edição de Filipe Andretta e edição sonora de Celso Rabelo.

Violência na TI Yanomami

Uma nova morte violenta foi registrada no Território Yanomami, em Roraima. Desde o dia 29 de abril, já são 14 mortes, numa escalada de violência envolvendo forças de segurança, garimpeiros e indígenas.

A nova vítima é uma mulher que foi encontrada neste sábado, dia 6, com sinais de estrangulamento e violência sexual. Ainda não se sabe a identidade dela. O corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal para exames que determinarão a causa da morte.

Os casos de violência aumentaram após tentativas do governo federal de expulsar cerca de 20 mil garimpeiros ilegais da região.

O processo de retirada dos garimpeiros coloca em evidência a atuação de facções criminosas na reserva federal, principalmente do PCC (o Primeiro Comando da Capital).

Falta de serviços básicos na Amazônia

O Instituto de Energia e Meio Ambiente publicou um levantamento mostrando que quase 1 milhão de pessoas na Amazônia Legal vivem sem acesso a energia elétrica.

O estado do Pará é o mais afetado, com mais de 400 mil pessoas sem eletricidade, representando quase 5% da população do estado.

O estudo ainda aponta que a falta de energia afeta principalmente populações em terras indígenas, unidades de conservação e assentamentos rurais, que ficam sem acesso a serviços básicos

Segundo o mesmo estudo, cerca de 220 mil residências, escolas e postos de saúde não possuem fornecimento público de eletricidade. Essas unidades estão desconectadas do Sistema Interligado Nacional, que distribui energia para a maior parte do país.

No estado do Amazonas, por exemplo, mais de 150 mil pessoas não têm acesso a energia elétrica, sendo que mais de 20 mil são indígenas.

Posse de Dadá Baniwa na Funai

No dia 5 de maio, ocorreu uma cerimônia emocionante na Casa do Saber, no Rio Negro, no Amazonas, para marcar a posse de Dadá Baniwa como a primeira mulher indígena no cargo de coordenadora da Funai na região.

A presidente da Funai, Joenia Wapichana, esteve presente na nomeação e também anunciou Luiz Brasão, do povo Baré, como o novo coordenador do distrito sanitário Alto Rio Negro.

A cerimônia foi repleta de celebrações multiétnicas, com danças e músicas representando a cultura ancestral dos povos indígenas da região.

Dadá Baniwa reconheceu os desafios que enfrentará na reconstrução da Funai após um período de desmonte da política indigenista. Ela destacou a importância das parcerias para implementar políticas públicas efetivas e agradeceu o apoio das mulheres indígenas.

Joenia Wapichana afirmou que a Funai está de volta ao Rio Negro e enfatizou a capacidade e a legitimidade dos povos indígenas.

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »