Amazônia em 5 minutos | 13 a 19/05/2023

Esses são os destaques que a Amazônia Latitude selecionou para você ficar por dentro do que aconteceu entre 13 e 19 de maio na maior floresta tropical do planeta.

  • Loja de joias de luxo Cartier é criticada por utilizar imagens de crianças Yanomami em campanha.
  • Pesquisadores afirmam que próxima pandemia pode surgir a partir de morcegos na Amazônia.
  • Crianças sobrevivem depois de 16 dias perdidos na Amazônia colombiana após queda de avião.
  • Ibama nega licença para Petrobras perfurar poços de petróleo na foz do Amazonas.

Loja de Joias Cartier

A famosa marca de joias de luxo, Cartier, foi criticada por utilizar a imagem de crianças Yanomami em seu site sem a devida autorização de lideranças indígenas.

Embora a empresa afirme que seu objetivo é promover a cultura dos povos indígenas e proteger a Amazônia, onde vivem os Yanomami, o projeto mencionado no site nunca foi realizado e a imagem foi removida pela loja.

Essa polêmica revela uma situação preocupante, uma vez que líderes Yanomami aconselham a não comprarem joias de ouro, independentemente de sua origem, devido essa demanda contribuir para a invasão de garimpeiros ilegais em seu território.

A Cartier obteve vendas de bilhões de euros no último ano fiscal. A controvérsia em torno do uso das imagens dos Yanomami sem consentimento prévio viola a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, assinada pelo Brasil, que protege os direitos dos povos indígenas.

Pandemia na Amazônia

Uma reportagem da Reuters destaca a preocupação de cientistas em relação ao surgimento de uma nova pandemia que pode ter origem na região amazônica.

O biólogo Thiago Bernardi Vieira, da Universidade Federal do Pará, está em uma missão desafiadora para estudar as espécies de morcegos na região. No entanto, a falta de financiamento e estudos torna a tarefa extremamente difícil.

Os morcegos são conhecidos por serem portadores de patógenos que podem causar doenças graves em humanos. Com o desmatamento acelerado e a rápida invasão humana na Amazônia, alguns cientistas temem que o Brasil possa se tornar o berço de uma futura pandemia.

O Ministério da saúde nega que exista uma emergência. Ainda assim, o país abriga o terceiro maior número de espécies de morcegos do mundo e abrange mais áreas de alto risco do que qualquer outro país, com cerca de um milhão e meio de quilômetros quadrados de terra propícia para a transmissão de vírus de animais para humanos.

Com isso, a comunidade científica ressalta a importância de um estudo mais aprofundado sobre as espécies de morcegos e a necessidade de financiamento adequado para pesquisas na região amazônica

Crianças desaparecidas são encontradas na Amazônia colombiana

Quatro crianças, incluindo um bebê de 11 meses, foram encontradas vivas após ficarem perdidas por 16 dias na floresta amazônica da Colômbia.

Após intensas buscas e enfrentando condições desafiadoras, as crianças foram localizadas.

A operação de resgate enfrentou obstáculos como densa vegetação, árvores altas e áreas lamacentas. Mas o esforço incansável resultou no reencontro das crianças com suas famílias.

Petróleo na foz do Amazonas

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, negou a licença de um estudo para a Petrobras perfurar um poço de petróleo na bacia da foz do Amazonas. O parecer do órgão ambiental apontou a inviabilidade do empreendimento devido a preocupações ambientais e insegurança técnica e jurídica.

A região abriga mangues, recifes e espécies ameaçadas, tornando-se um ecossistema de extrema sensibilidade. A decisão tem repercussões internacionais e mostra a postura do governo em proteger a Amazônia e combater o colapso climático.

O momento pede uma agenda para a eliminação dos combustíveis fósseis e aceleração da transição energética.

Acesse o Amazônia em 5 minutos:

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »