Paradô: Histórias de um neurociurgião do interior da Amazônia

Superação, desafios e humanismo: A jornada de um neurocirurgião pelos rios da Amazônia é foco de livro publicado pela Editora Amazônia Latitude Press

O lançamento do livro Paradô será em 30 de setembro, às 19h. Arte: Alice Palmeira
O lançamento do livro será em 30 de setembro, às 19h. Arte: Alice Palmeira
O lançamento do livro Paradô será em 30 de setembro, às 19h. Arte: Alice Palmeira

O lançamento do livro “Paradô” será em 30 de setembro, às 19h. Arte: Alice Palmeira

Um neurocirurgião que aprendeu a pilotar para melhor socorrer pacientes no interior da Amazônia. Este é Erik Jennings Simões que, há 25 anos, se dedica a levar atendimento médico para populações que vivem às margens do Rio Tapajós, no município de Santarém, no Oeste do estado do Pará. 

Na obra “Paradô: Histórias de um neurociurgião do interior da Amazônia“, o médico e autor compartilha, em crônicas, suas vivências. Desde os complexos desafios de se resgatar um paciente em condições adversas até as histórias de vida e resiliência de comunidades ribeirinhas. 

Uma vida impressionante marcada por uma missão igualmente única e especial que passa a ser melhor contada graças a reedição do livro pelo professor Marcos Colón, por meio da Editora Amazônia Latitude Press. A produção conta ainda com texto de apresentação escrito pela professora Lúcia Pontes.

A obra será lançada na próxima segunda-feira, 30 de setembro, em um evento que promete ser uma grande oportunidade para saber mais sobre o dia a dia de quem se dedica a cuidar da Amazônia por meio das pessoas que vivem nela. 

O livro escrito há quase uma década oferece ao leitor uma verdadeira imersão sobre a medicina humanitária em um dos lugares mais remotos e desafiadores do planeta, abordando de forma sensível e realista, as dificuldades de se praticar a medicina em áreas onde os recursos são escassos e o tempo, muitas vezes, é um inimigo cruel.

A Saúde da floresta está ligada ao bem estar de suas populações

O impacto cultural dessa jornada médica, com descrições ricas das paisagens amazônicas e das peculiaridades de cada comunidade atendida, não ficam de fora da reedição.

A relação entre médico e pacientes é um dos pontos centrais da narrativa, revelando como a troca de conhecimentos e afetos podem transformar vidas em ambos os lados.

 “Talvez a Amazônia seja o último e único lugar no planeta que a gente pratica a medicina podendo ver – concretamente – como que o meio ambiente presta serviço de saúde e como o meio ambiente, quando está degradado, causa doenças. É uma oportunidade única de praticar medicina onde muitas populações tradicionais têm conceitos diferentes de saúde.É um diálogo intercultural enorme e extremamente gratificante”, acredita Erik Jennings.

Baseado em experiências reais do autor, o livro mergulha nas histórias de pacientes, familiares e colegas, revelando não apenas a luta pela sobrevivência, mas também a das comunidades atendidas pelo médico-autor. 

Raridade de volta às livrarias e ao público

O livro foi publicado pela primeira vez em 2015, de forma artesanal. Na época, poucas unidades da obra foram disponibilizadas aos leitores.

“Nós lançamos o livro de forma despretensiosa. E as edições esgotaram muito rápido. E muitas pessoas, hoje, têm um livro que já passou por 10 a 15 donos diferentes. Por isso a gente decidiu reeditar, com novos capítulos, e disponibilizar mais uma vez aos leitores”, celebra o neurocirurgião dedicado à promoção da saúde na Amazônia.

Na segunda edição, além de uma nova roupagem, o livro vai contar com crônicas inéditas e também será disponibilizado no formato digital. 

O lançamento de “Paradô: Histórias de um neurociurgião do interior da Amazônia será realizado no restaurante Casa do Saulo, em São Paulo, no dia 30 de Setembro. O evento contará com uma sessão de autógrafos e uma roda de conversa com o autor. O lançamento será aberto ao público.

SERVIÇO:

Lançamento: 30 de setembro de 2024. às 19h
Endereço: Rua Gomes de Carvalho, Nº 1666 – Vila Olímpia, São Paulo – SP.

INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR:

Erik Jennings Simões é neurocirurgião, especialista em saúde indigena. Há 25 anos, dedica o seu trabalho – que ele chama de missão – a projetos de atendimento médico em áreas remotas, especialmente no interior da Amazônia. 

Para chegar a pacientes em comunidades isoladas, Erik Jennings tornou-se piloto privado. Na maioria das vezes, chega às comunidades pilotando o seu próprio avião. Foi a alternativa encontrada para não deixar nenhum paciente sem atendimento.

Com uma trajetória médica marcada pelo humanismo, ele já foi reconhecido por diversas organizações de saúde e até mesmo pelo Papa Francisco, por conta do seu trabalho humanitário no interior da Amazônia.

Além de sua carreira na medicina, Erik Jennings é autor de várias crônicas. A maioria reunidas em “Paradô: Histórias de um neurociurgião do interior da Amazônia”. Em 2019, o autor também lançou o livro “Olhando Rio”.  Seus escritos refletem uma profunda compreensão das complexidades humanas e um compromisso com a promoção da saúde em contextos únicos.

Texto: Elielson Almeida
Revisão e edição: Glauce Monteiro
Arte: Alice Palmeira
Montagem da Página: Alice Palmeira
Direção: Marcos Colón

Você pode gostar...

Translate »