Lançada na Europa obra sobre “Amazônia em Tempos de Guerra”

Novo livro do jornalista e documentarista Marcos Colón também está disponível online

Marcos Colón e seu novo lançamento "Amazônia em Tempos de Guerra". Foto: Acervo Pessoal. Arte: Alice Palmeira
Marcos Colón e seu novo lançamento "Amazônia em Tempos de Guerra". Foto: Acervo Pessoal. Arte: Alice Palmeira
Marcos Colón e seu novo lançamento "Amazônia em Tempos de Guerra". Foto: Acervo Pessoal. Arte: Alice Palmeira

Marcos Colón e seu novo lançamento “Amazônia em Tempos de Guerra”. Foto: Acervo Pessoal. Arte: Alice Palmeira

Danos que assolam o meio ambiente e os habitantes da Amazônia estão no foco da obra The Amazon in Times of War, escrita pelo pesquisador, jornalista e documentarista, Marcos Colón e lançada neste início de outubro na Europa.

O livro reúne ensaios que apresentam dados e refletem sobre os danos causados na Amazônia pela ausência de políticas públicas ou ainda pela ação direta ou indireta do Estado para a exploração deste território, por meio do uso da política e da economia como armas.

‘Colón expõe a tragédia da destruição da Amazônia está nas mãos de interesses nefastos de companhias, garimpeiros e corporações multinacionais, cegos pelos propósitos do capitalismo global”, aponta Enrique Le, da National Autonomous University of Mexico

Os textos organizados cronologicamente pela Latin America Bureau e Practical Action Publishing, partem do ano de 2018, quando Jair Bolsonaro assume a presidência do Brasil e inaugura uma agenda política destrutiva para o maior bioma do mundo: a Amazônia.

Sob os olhos surpresos do mundo, um deputado federal conservador até então obscurecido ascendeu para o principal posto político do país sob uma franqueza retórica que jamais escondeu sua convicção neoliberal e visão conservadora sobre a sociedade e sobre os povos tradicionais da Amazônia.

John Hemming, responsável pelo prefácio do livro. Foto: Marcos Colón / Amazônia Latitude

John Hemming, responsável pelo prefácio do livro. Foto: Marcos Colón / Amazônia Latitude

Convite à proteção da floresta e seus povos

Com prefácio de John Hamming, os ensaios de Marcos Colón condenam a destruição da floresta e suplicam pela proteção da região e dos povos que vivem nela, defensores e herdeiros de um modo de vida tradicional que mantém a Amazônia de pé e que estão sob constante ameaça.

“Marcos Colón está certo ao descrever a Amazônia como uma luta pela sobrevivência em uma guerra de extermínio. Sua coleção de ensaios é oportuna, porque conta aos leitores em geral sobre um combate mortal que está sendo travado para salvar um dos ecossistemas mais importantes da Terra.”

Palavras que significam muito, vindas de um pesquisador que dedicou mais de 60 anos aos estudos sobre culturas indígenas e exploração da Amazônia.

Autor de vários livros importantes sobre a Amazônia, John Hamming visitou dezenas de comunidades tradicionais e explorou a região junto com os primeiros etnográficos do Brasil. O pesquisador chegou a perder um dos melhores amigos em 1961, durante uma expedição para mapear o Rio Iriri, no Pará.

Hamming acompanha Marcos Colón nos dias 14 de 15 de outubro nas apresentações do livro “The Amazon in Times of War” marcadas na King’s College London e na University College London.

Amazônia sob gestão de um presidente de extrema direita

“A Amazônia finalmente virou notícia política e essa excelente obra mostra o porquê. Seus defensores estão sendo mortos; seus povos, devastados por doenças e fome; enquanto o meio ambiente continua sendo destruído e poluído. Ao olhar para os últimos cinco anos dessa jornada, Marcos Colón mostra o impacto devastador do governo Bolsonaro sobre a região”, resume Marcos Harris, professor honorário da University of St Andrews e autor da obra “Rebellion on the Amazon: The Cabanagem, Race, and Popular Culture in the North of Brazil, 1798–1840”.

Marcos Harris também destaca as imagens que acompanham os ensaios publicados. “A guerra de Bolsonaro, no entanto, não conseguiu reprimir o espírito coletivista do povo amazônico. Com fotografias deslumbrantes e o ouvido sensível de um ouvinte atento, Colón dá vida a essas vozes”.

A pesquisadora da Universidade da Califórnia, Susanna Hetch, afirma que “esses ensaios situam o período Bolsonaro como um período de desastre agudo, mas dificilmente divergente do impulso geral da transformação amazônica, em uma espécie de alquimia de mudança de vida em mercadorias mortas.”

Rob Nixon, da Universidade de Princeton, também avalia que “este livro é uma leitura vital para qualquer pessoa envolvida com assombrações e esperanças, medos e promessa que inundará a maior floresta tropical da Terra.”

“Os ensaios de Colón são novos e sinceros e, juntos, constituem um chamado poderoso para que a humanidade ouça as vozes dos povos tradicionais na Amazônia, aprenda com eles e aja imediatamente”, considera Fiona Watson, diretora de campanhas da Survival International, organização que defende povos indígenas e sociedades tribais de todo o mundo. 

Ailton Krenak em frente ao Rio Doce. Ele usa camiseta cinza e uma faixa na cabeça, enquanto olha para a esquerda, de perfil.

Ailton Krenak em frente ao Rio Doce. Foto: Marcos Colón/ Amazônia Latitude

Mostrando os inimigos da Amazônia

Ao longo das paradas sobre o livro, também haverá apresentações do documentário  “Pisando Suavemente na Terra”, dirigido por Marcos Colón. 

O filme traz as narrativas e histórias de lideranças indígenas da Pan-Amazônia em suas lutas contra projetos que devastam a região, contadas a partir da voz e do pensamento ancestral e filosófico de Ailton Krenak, que também avalia o livro de Marcos Colón.

“Para muitos leitores, ‘Amazon in Times of War’ será o primeiro vislumbre do ataque implacável a este bioma conhecido como ‘Amazônia’ e que está em um conflito iniciado pelos europeus no século XVII.”

Confira o Cronograma de Lançamento de “The Amazon in Times of War”:

– 11 de Outubro: University of Cambridge
– 14 de Outubro: King’s College London
– 15 de Outubro: University College London
– 16 de Outubro: University of St Andrews
– 17 de Outubro: University of Edinburgh
– 19 de Outubro: Candid Art Trust. Londres

Garanta a sua cópia antecipada aqui.

Sobre o autor

Marcos Colón é pesquisador, jornalista e documentarista. Seus artigos foram destaques no Jornal Público, Folha de São Paulo, Harvard Review of Latin America e El País. Ele é fundador da Revista Amazônia Latitude, de jornalismo independente e diretor dos documentários “Beyond Fordlândia” e “Pisar Suavemente na Terra”.

É professor de Media and Indigenous Communities na Walter Cronkite School of Journalism and Mass Communication da Arizona State University. Sua pesquisa é focada em Literatura Brasileira e Indígena e também nos Estudos Culturais sobre a representação da cultura e da natureza sobre a Amazônia.

Texto: Glauce Monteiro
Montagem de Página e Arte: Alice Palmeira
Direção: Marcos Colón

Você pode gostar...

Translate »