Riquezas da Floresta #2: Bacuri

riquezas da floresta bacuri

“Era fruta de pobre, mas está virando fruta de rico!”. De que espécie amazônica Mara Régia está falando? No segundo episódio da série Riquezas da Floresta, o tema é a árvore do bacuri, cujo significado do nome de origem indígena é autoexplicativo: “fruta que cai logo que amadurece”.

Com isso, Mara explica que não adianta bater na árvore para ajudar a cair, porque isso fará com que caiam frutas ainda verdes. Boa parte do conhecimento sobre o manejo dessa e de outras espécies valiosas não são conhecidas pelos cientistas, mas pelos povos da floresta.

Com o intuito de multiplicar esse conteúdo e ampliar a visibilidade sobre a importância da floresta viva, Patricia Shanley e Gabriel Medina publicaram, em 1998, o livro “Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica”.

Integrando os conhecimentos científico e tradicional de forma acessível, cada capítulo apresenta uma de 21 espécies de árvores, cipós e palmeiras nos seguintes tópicos: ecologia, valor econômico, uso, nutrição, caça e manejo.

Uma espécie de versão sonora do livro, foi criado o podcast “Riquezas da Floresta”, com apresentação e produção de Mara Régia. No programa, a radialista seleciona algumas espécies e esclarece o bom uso das plantas e por que usá-las. O motivo da criação, segundo sua idealizadora, é fortalecer os antigos hábitos alimentares, aqueles que nossos antepassados adotavam.

Se alguém que já conhece e consome o bacuri costuma desprezar as cascas, após o episódio vai repensar. Segundo a apresentadora, as cascas são extremamente nutritivas, possuindo, inclusive, muito mais vitamina A do que o açaí, por exemplo. Além de vitamina C e ferro. Como sugestão de consumo, Mara passa receita de doce de casca de bacuri. É de ouvir com água na boca!

Acompanhe Riquezas da Floresta na Amazônia Latitude, aqui no site ou na sua plataforma de podcasts favorita. Clique aqui para ouvir os episódios. Riquezas da Floresta é uma produção radiofônica baseada no livro Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica, uma realização do Cifor com o apoio de instituições parceiras. Saudações amazônicas!

 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »