Amazônia em 5 minutos | 27/05 a 02/06/2023

PL 490 é um dos destaques da nova edição do Amazônia em 5 minutos

Nesta sexta-feira, a Revista Amazônia Latitude publica a nova edição do “Amazônia em 5 minutos”. O resumo do que ocorreu entre 27 de maio e 02 de junho na maior floresta tropical do mundo traz como destaques a aprovação do Marco Tempo na Câmara dos Deputados; o estudo que revelou alto teor de mercúrio em peixes da Amazônia; e a estreia do documentário que aborda a morte de Bruno Pereira e Dom Phillips.

Marco Temporal

Em meio a protestos de indígenas por todo o país, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 490, conhecido como Marco Temporal, que pode prejudicar as demarcações de terras indígenas no Brasil.

Os povos originários consideram a proposta como um retrocesso e afirmam que a mudança pode afetar acordos internacionais do meio ambiente. Lideranças indígenas chamaram os deputados favoráveis ao projeto de genocidas.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, afirmou que haverá diálogo no Senado para evitar a negociação de vidas indígenas em troca de lucro e destruição.

O PL ainda precisa da aprovação do Senado, da sanção do presidente e ainda está em análise no Supremo Tribunal Federal (STF), onde o relator do caso, ministro Edson Fachin, defende que os direitos indígenas são fundamentais e não podem ser suprimidos. O julgamento deve ser retomado na próxima semana.

O Ministério Público Federal reafirmou a inconstitucionalidade do PL 490, destacando a cláusula que protege os direitos indígenas na Constituição. Vale lembrar que, recentemente, foram apresentadas emendas que buscam enfraquecer os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, abrindo espaço para interesses do agronegócio.

Contaminação por mercúrio

Um estudo divulgado nesta semana revelou que os peixes consumidos em seis estados da Amazônia brasileira estão contaminados por mercúrio, com concentração de 21,3% acima do limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde.

A pesquisa, realizada por instituições como a Fiocruz, Iepé e o Greenpeace, mostra que Roraima é o estado com maior índice de contaminação, seguido pelo Acre e Rondônia. A contaminação por mercúrio é um alerta crítico para a saúde pública, de acordo com a coordenação de gestão da informação do Instituto Iepé.

O problema está relacionado ao avanço do garimpo ilegal de ouro na região, que usa o mercúrio para extrair o ouro de rochas e pedras. Considerando o papel fundamental do consumo de peixes na região, medidas urgentes são necessárias para garantir a segurança alimentar e proteger a saúde das comunidades locais.

Estreia de documentário

A partir desta sexta-feira, a plataforma Globoplay disponibiliza o documentário “Vale dos Isolados: O Assassinato de Bruno e Dom”. O filme, dirigido pela jornalista Sônia Bridi, faz parte do trabalho “O Projeto Bruno e Dom : Uma Investigação sobre a Pilhagem da Amazônia”, que envolve 16 veículos e organizações jornalísticas de dez países.

O documentário mostra amigos de Bruno, indígenas e não indígenas, da Funai e da Univaja retornando ao local do crime em busca de pertences dos dois envolvidos. As descobertas incluem memórias de celulares com algumas das últimas imagens registradas pelos dois antes de suas mortes, que foram encontradas pela Polícia Federal com a ajuda de voluntários.

____________________

Ouça o Amazônia em 5 minutos:

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »