Amazônia em Cinco Minutos #11: Cúpula do Clima, uma promessa de 24h e ecocrítica

podcast amazônia cinco minutos

No primeiro episódio de 2021 do “Amazônia em Cinco Minutos”, podcast com destaques sobre a maior floresta tropical do mundo, falamos sobre a promessa de Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima, que não durou nem 24h.

Se o governo quer recursos para enfrentar o desmatamento, ou dobra o investimento em fiscalização, como corta R$ 240 milhões do orçamento? E por que não destrava o Fundo Amazônia, que tem R$ 3 bilhões parados há mais de dois anos? Ou seja, o discurso não convenceu, e o Brasil saiu do evento como entrou: desacreditado.

“O Brasil perdeu uma chance enorme de mudar a trajetória da respeitabilidade do governo brasileiro perante um mundo como um todo”, afirmou o professor Paulo Artaxo à Bandnews FM Manaus.

Num texto no jornal britânico The Gárdian, os ex-ministros do meio ambiente Rubens Ricúpero e Marina Silva disseram que “os bilhões de Biden não farão Bolsonaro parar de destruir a Amazônia”.

Também tem destaque sobre a ecocrítica, área de estudos sobre a representação do meio ambiente na literatura. Publicamos uma entrevista com a professora Zélia Bora, fundadora e presidente da ASLE Brasil.

Zélia explica o uso da ecocrítica como método. É possível, segundo a professora, estudar a obra de Mário de Andrade pelo viés ambiental. “Quando o autor cita a poluição do Rio Tietê, em São Paulo, no começo do século XX, já sugere que o nosso processo de desenvolvimento estava comprometido pela destruição”, diz na entrevista.

E dica cultural! Hoje são duas: indicações da entrevista de Ailton Krenak no Roda Viva, para quem perdeu, e uma sugestão musical que tem tudo a ver com preservação, com Adelson Santos. Ouça e compartilhe!

O Amazônia em Cinco Minutos é uma produção da Amazônia Latitude. Ouça, divulgue e ajude a fazer a ponte entre academia e sociedade. Os programas estão disponíveis em Soundcloud, Spotify, Deezer e Apple Podcasts. Ouça nossos podcasts aqui.

 
 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Translate »