Amazônia em 5 minutos #21: o alerta de Philip Fearnside o ganhador do Prêmio Nobel que há 45 anos tenta salvar a floresta

“A BR-319 e as estradas vicinais associadas ameaçam o bloco de floresta que justamente é a área mais crítica para manutenção do fornecimento de vapor d’água para São Paulo”. A declaração e do biólogo Philip Fearnside em uma audiência pública sobre o licenciamento da BR-319.

O cientista mora em Manaus há 45 anos e acumula um vasto estudo sobre a Amazônia e um saber científico precioso sobre a região.

Ganhar do prêmio Nobel de 2007, o pesquisador é referência internacional em muitos temas que relacionam o desmatamento da floresta com as mudanças climáticas no planeta.

No episódio 21 do Amazônia em Cinco Minutos, Fearnside comenta sobre as emissões de carbono na Amazônia, o custo do desmatamento na região e as consequências da pavimentação da BR-319.

E ainda!

A dica cultural é uma viagem pelo Brasil por meio dos acordes de Dori Caymmi e a poesia de Paulo César Pinheiro, que deu letra a ‘Amazon River’, 21 anos após a composição de sua melodia.

O Amazônia em Cinco Minutos é uma produção da Amazônia Latitude. Ouça, divulgue e ajude a fazer a ponte entre academia e sociedade. Os programas estão disponíveis em Soundcloud, Spotify, Deezer e Apple Podcasts. Ouça nossos podcasts aqui.
Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »