Editora lança livro que aborda atuação do bolsonarismo no Brasil nas eleições de 2022

Livro analisa atuação do bolsonarismo no Brasil nas eleições de 2022

Nesta segunda-feira (5), a editora Amazônia Latitude Press lança sua primeira obra, intitulada “Geografias do Bolsonarismo: entre a expansão das commodities, do negacionismo e da fé evangélica no Brasil”, do geógrafo e professor Bruno Malheiro.

O livro é um mergulho profundo nas bases espaciais que sustentam o bolsonarismo como um projeto de país, que permanece vivo na sociedade brasileira, mesmo após a derrota de Bolsonaro nas urnas.

O lançamento é aberto ao público e ocorre a partir das 18h na Savieira Cultural, Rua dos Tamoios, 1587, Jurunas, em Belém do Pará, com participação de Bruno Malheiro.

Sobre o livro

Bruno mapeou os núcleos geográficos que sustentaram e serviram como base para a difusão do bolsonarismo no Brasil, e traz uma análise detalhada, à base de dados, de cada ponto do território brasileiro que estruturou e segue estruturando esse sistema.

O autor analisa os dois turnos das eleições de 2022 e, por meio dos dados coletados, expõe as porcentagens de votos, em todos os estados, dos dois principais candidatos à presidência: Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.

A partir deste cenário, o autor norteia os estudos sobre os caminhos do bolsonarismo e seus desdobramentos. Além da análise das eleições, Malheiro traz à luz a atuação do bolsonarismo na pandemia de Covid-19, sua relação com o Brasil evangélico e com a música sertaneja.

“O que chamamos de bolsonarismo definitivamente não se resume à família Bolsonaro. Ele é muito mais que isso. É uma racionalidade, um conjunto de comportamentos, discursos e dispositivos, é uma maneira de ver o mundo que possui bases espaciais concretas e centros de difusão, bem como, engrenagens de funcionamento e um projeto de hegemonia”, afirma o professor na obra.

O livro será disponibilizado no site da editora Amazônia Latitude Press e em breve estará disponível para download nas plataformas digitais.

Quem escreveu o prefácio do livro foi o professor Rogério Haesbaert. Para ele, a obra é um chamado à compreensão e à reflexão da barbárie política que tomou conta do Brasil nos últimos quatro anos.

“Que este livro seja um convite para que, esclarecidos da barbárie bolsonarista, nos unamos e nos engajemos, com todas as nossas forças, na multiplicidade das lutas que, mesmo invisibilizadas, estão desenhando, a partir de baixo, outras cartografias, outros mapas, muito mais igualitários e generosos para com as diferenças”, conclui Haesbaert.

Serviço

O QUÊ: Lançamento do livro “Geografias do Bolsonarismo: entre a expansão das commodities, do negacionismo e da fé evangélica no Brasil”.

ONDE: Savieira Cultural, Rua dos Tamoios, 1587, Jurunas, em Belém do Pará.

QUANDO: 5 de junho de 2023.

QUANTO: Entrada gratuita.

CONTATO: [email protected].

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »