Amazônia em 5 minutos: Queda de avião no Acre

Amazônia em 5 minutos: Queda de avião no Acre
Amazônia em 5 minutos: Queda de avião no Acre
Amazônia em 5 minutos: Queda de avião no Acre

Nesta sexta-feira (03), a Amazônia Latitude traz as principais notícias sobre a Amazônia. Entre os destaques do “Amazônia em 5 minutos” estão a queda de uma avião no Acre, acidente no qual ninguém sobreviveu; o anúncio de que todas as cidades do Amazonas entraram oficialmente em estado de emergência devido à seca que atinge a região; e a investigação da morte de um líder indígena que fez denúncia na ONU.

Ouça o episódio completo para todas as notícias no link:

Queda de aeronave

Na manhã de domingo (29), um avião caiu em Rio Branco, no Acre. A aeronave decolou no Aeroporto Internacional de Rio Branco e caiu logo depois, em uma área de difícil acesso.

Com a queda, o avião explodiu, e todos os passageiros da aeronave morreram no acidente. Os bombeiros levaram quatro horas para controlar as chamas e retirar os corpos do local. O voo era particular da empresa ART Táxi Aéreo e tinha como destino a cidade de Envira, no Amazonas. 

Estavam à bordo seis homens, três mulheres e um bebê de um ano e sete meses.

Estado de emergência

Todas as cidades do Amazonas entraram em estado de emergência devido à seca que atinge a região. A informação foi divulgada pela Defesa Civil do Amazonas na quarta-feira (1). De acordo com o órgão, quase 600 mil pessoas são afetadas pelos efeitos da estiagem no estado.

Além da seca, o Amazonas também sofre com o alto número de queimadas. O mês de outubro bateu recordes, com 3,9 mil focos de calor. O número é o pior dos últimos 25 anos. Por causa das queimadas, a capital do estado, Manaus, ficou coberta por fumaça três vezes desde agosto. No domingo (29), a qualidade do ar da capital foi considerada péssima por conta da fumaça.

Liderança indígena

No dia 14 de outubro, o líder indígena Tymbektodem Arara foi encontrado morto no rio Iriri, na Terra Indígena (TI) Cachoeira Seca, no Pará. Timbek, como era conhecido, havia feito uma denúncia no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) duas semanas antes de sua morte.

Na ocasião, a liderança denunciou a presença de mais de dois mil invasores na TI Cachoeira Seca.

Nesta terça-feira (31), o caso teve atualizações. A Polícia Federal no Pará abriu um inquérito e começou a investigar as circunstâncias da suposta morte por afogamento do indígena. A investigação está sendo feita devido a ameaças que Timbek recebeu depois de fazer a denúncia para a ONU.

Fundo Amazônia

A Coalizão Verde pretende alcançar a proposta de 100 bilhões de reais de crédito especial para a Amazônia. O anúncio foi feito por Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em uma audiência pública na terça-feira (31).

A Coalizão Verde foi criada em agosto deste ano na Cúpula da Amazônia e é um acordo firmado por inúmeros bancos, entre eles o BNDES. O principal objetivo da Coalizão é o financiamento para negócios sustentáveis na Amazônia. Até agora, apenas havia sido anunciado o valor de 4,5 bilhões de reais.

Na audiência, Mercadante afirmou que o Fundo Amazônia é pequeno e que, por isso, a Coalizão pretende aumentar o valor.

TI Apyterewa

No dia 31, o Governo Federal pausou as ações de desintrusão da TI Apyterewa, no Pará, a mais desmatada do país. As ações da Força Nacional de Segurança para retirar os cerca de mil invasores do território estão em andamento desde o início de outubro.

O Governo Federal vem recebendo pressões para suspender a operação desde o início. O congelamento da operação foi feito justamente quando o prazo para a saída voluntária dos invasores terminou. De acordo com a assessoria da operação, a paralisia deve permanecer até a próxima semana, quando os ministérios responsáveis irão decidir como será a próxima etapa da retirada dos invasores.

Documentário

Um documentário produzido pela Hutukara Associação Yanomami está concorrendo ao prêmio IDA Awards, da Associação Internacional de Documentários. O documentário “Mári hi – A Árvore do Sonho” é dirigido por Morzaniel Ɨramari, da etnia Yanomami. O filme relata a relação das árvores Mári com os sonhos.

A obra faz parte do projeto “A Queda do Céu”, em que a Associação pretende produzir um longa-metragem inspirado no livro de mesmo nome de Davi Kopenawa e Bruce Albert. A indicação também é importante, porque faz com que o documentário possa ser indicado ao Oscar. E, se a indicação ao Oscar acontecer, essa será a primeira vez que um filme dirigido por um indígena representará o Brasil na premiação.


Neste episódio do Amazônia em 5 minutos, utilizamos informações de Agência Senado, CNN Brasil, Conexão Planeta, Folha, G1, Governo Federal e UOL.

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »