Amazônia Latitude Podcast #10: Por que os temporais em Rio Branco são mais frequentes?
Você já deve ter se perguntado por que as chuvas em Rio Branco, Manaus, Belém e em outras cidades da região estão se tornando cada vez mais constantes e extremas? Qual o real significado desses eventos climáticos? Essas questões são discutidas no episódio 10 do Latitude Podcast, uma produção com a proposta de debater os processos históricos, socioculturais e políticos da nossa região.
Nesta edição, conversamos com o professor da Universidade Federal do Acre (UFAC) José Genivaldo do Vale Moreira, um dos autores do artigo ‘Tendência Temporal e Estimativa do Risco Hidrológico de Extremos Máximos de Chuva e de Vazão na Cidade de Rio Branco, Acre‘, publicado no início deste ano na Revista Brasileira de Meteorologia. Os pesquisadores analisaram dados coletados entre 1970 a 2018 que podem contribuir para atenuar os riscos associados as cheias e chuvas intensas na região.
Segundo a pesquisa, em 1970 o risco de eventos hidrológicos de grande magnitude foi de 5%. Um recorte mais recente mostra que o risco subiu para 20% nos últimos 45 anos.
Também conversamos com a jornalista e pesquisadora da agência Fiquem Sabendo Jéssica Botelho. No final do ano passado ela produziu um relatório pelo projeto Achados e Pedidos, que alerta sobre a ausência de planos de contingência ou sistemas de alertas nos nove estados da Amazônia Legal.
repórter do Achados e Pedidos responsável pela pesquisa que deu origem ao relatório
Ouça a entrevista completa no Latitude Podcast. Você também pode escutar os programas anteriores para se aprofundar nos debates sobre a floresta mais importante do mundo!
Não deixe de conferir, curtir e compartilhar a entrevista!
Foto: Matheus Holanda/Arquivo
O Amazônia em Cinco Minutos é uma produção da Amazônia Latitude. Ouça, divulgue e ajude a fazer a ponte entre academia e sociedade. Os programas estão disponíveis em Soundcloud, Spotify, Deezer e Apple Podcasts. Ouça nossos podcasts aqui.