Latitude Podcast #16: Jornalismo ambiental para tempos quentes

Madeireiro em frente a pilha de madeira ilegal cortada na Amazônia, processo que acelera a crise climática.

O hemisfério norte passou por um verão sem precedentes neste ano. Europa, Estados Unidos, China – todos esses lugares passaram, ou ainda estão passando, pela mais quente onda de calor já registrada em suas histórias.

No Reino Unido, os termômetros bateram os 40ºC pela primeira vez. A Itália declarou estado de emergência por causa da seca. Os chineses começaram a racionar energia, porque os rios secaram tanto que não estão conseguindo gerar energia hidrelétrica suficiente. Na Espanha, o primeiro-ministro até pediu para os homens pararem de usar gravata, para dependerem menos do ar condicionado nos escritórios e diminuir a pressão sobre o sistema energético do país.

Mas o que isso tem a ver com a Amazônia?

O pano de fundo desses fenômenos é a crise climática, e temperaturas elevadas são só a ponta do icebergue dos seus efeitos. E esse também é o pano de fundo do novo podcast da Rádio Novelo, Tempo Quente, apresentado pela jornalista ambiental Giovana Girardi.

Com duas décadas de experiência na cobertura de meio ambiente, ela foi repórter do Estadão e da Folha, editora co-fundadora da revista Unesp Ciência, editora-assistente da revista Scientific American e editora da revista Galileu. Ganhou duas vezes o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica e foi pesquisadora do Knight Science Journalism, do MIT, nos Estados Unidos. Esta é a primeira vez que ela se aventura no jornalismo narrativo em áudio.

Tempo Quente, mais que uma reportagem sobre ciência e mudanças climáticas, tenta entender como o Brasil tinha tudo pra ser uma potência ambiental, mas está ficando cada vez mais pra trás.

A ciência alerta há décadas sobre a emergência climática, mas políticas ambientais são lentas e relutantes. A situação fica mais complexa ainda no Brasil, já que a crise climática anda de mãos dadas com a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. A principal pergunta de Giovana é: se todos saem perdendo dessa história, quem está ganhando?

Depois de um ano mergulhada no assunto e mais de 100 entrevistas, a Giovana conta ao Latitude Podcast um pouco sobre suas descobertas, além de fazer um balanço sobre o projeto e sobre a comunicação a respeito da crise climática no Brasil.

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »