Amazônia em 5 minutos | 03 a 09/06/2023

Amazônia em 5 minutos
Nova edição do podcast aborda novo pacote contra o desmatamento - Foto: Divulgação/Amazônia Latitude

Nesta sexta-feira (9), a Revista Amazônia Latitude publica mais uma edição do podcast Amazônia em 5 minutos, resumo do que ocorreu entre 3 e 9 de junho, que tem como destaques:

  • Na semana do meio ambiente, Lula e Marina Silva anunciam nova fase do plano de combate ao desmatamento na Amazônia;
  • Relatório revela aumento da violência e expansão das atividades criminosas na Amazônia brasileira;
  • E a Revista Amazônia Latitude abre chamada para trabalhos voltados à literatura sobre a Amazônia;

Plano contra o desmatamento

O presidente Lula e a ministra do Meio Ambiente Marina Silva anunciaram uma nova fase do plano contra o desmatamento da Amazônia na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente. 

O plano é resultado do trabalho de uma comissão interministerial permanente que estabelece quatro eixos de ação: atividades produtivas sustentáveis, monitoramento e controle ambiental, ordenamento territorial e fundiário, e instrumentos normativos econômicos. 

Segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, divulgados nesta semana, o desmatamento na Amazônia brasileira caiu 31% nos primeiros cinco meses do governo Lula, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Entre as ações do plano estão a interdição de metade da área desmatada ilegalmente em unidades de conservação Federal, a criação de 3 milhões de hectares de unidades de conservação até 2027 e o alinhamento do planejamento de grandes empreendimentos com as metas de redução do desmatamento. O objetivo é zerar o desmatamento até 2030.

Lula falou da preservação do meio ambiente, cobrou a participação dos países ricos e lamentou o assassinato dos ambientalistas Bruno Pereira e Dom Phillips, que completou um ano nesta semana.

Assassinatos na Amazônia

Um relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que mais de 8.000 pessoas foram assassinadas na Amazônia Legal em 2022.

A região tem enfrentado índices de violência letal mais altos do que a média nacional desde 2012, com o pico de 9.200 assassinatos em 2021.

Além dos crimes tradicionais, como homicídios dolosos e roubos seguidos de morte, há um preocupante aumento das atividades das facções criminosas para crimes ambientais, como o garimpo ilegal.

O objetivo dessas organizações é aumentar o lucro, alinhando-se a outros grupos e atividades ilícitas.

A extensão do território, as dificuldades de acesso e os diferentes meios de transporte utilizados pelo crime organizado são desafios adicionais para as autoridades de segurança.

A Amazônia Legal faz fronteira com países onde há intenso tráfico de drogas, o que torna a região rota para a passagem de cocaína.

Com base em dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, o tráfico de cocaína seria responsável por fazer circular o equivalente a 4% do PIB brasileiro, que fechou em R$ 8,7 trilhões em 2021.

Confira a nova edição:

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »