Amazônia em 5 minutos | 24 a 30/06/2023

Amazônia em Cinco Minutos
Editora Valer, parceria com a Nasa e rebelião no Acre

Nesta sexta-feira (30), a revista Amazônia Latitude publica a nova edição do podcast Amazônia em 5 minutos, que traz como destaques:

Facções na Amazônia

A presença de facções criminosas na Amazônia tem se intensificado, resultando em um aumento no desmatamento e na violência na região, de acordo com um relatório divulgado pela ONU, como afirma a reportagem do SBT News.

Grupos criminosos como o Primeiro Comando da Capital, o PCC e o Comando Vermelho, originários de presídios de São Paulo e Rio de Janeiro, têm expandido suas operações na região Norte, agregando presos locais.

Esses grupos, que originalmente atuavam no narcotráfico, estão se ramificando para cometer crimes ambientais e intensificar o ataque à floresta.

O estudo destaca que a Amazônia tem se tornado uma rota para o tráfico de drogas, mas agora também é palco de atividades ilegais, como o garimpo ilegal, a ocupação irregular do solo e a exploração de madeira.

A violência na Amazônia Legal atingiu níveis alarmantes, com mais de oito mil pessoas assassinadas em 2022, resultando em uma taxa de homicídios de 26,7 por 100 mil habitantes, muito acima da média nacional.

A atuação dessas facções criminosas na região está relacionada ao aumento da população carcerária nos estados amazônicos e ao interesse estratégico do narcotráfico. Com o controle das rotas de tráfico, esses grupos passaram a dominar o garimpo ilegal, estabelecendo controle sobre a economia gerada por atividades ilegais.

O Censo 2022

O Censo 2022 divulgado pelo IBGE revelou que o Brasil alcançou um aumento de 12,3 milhões de habitantes em relação ao último censo realizado em 2010.

No entanto, o crescimento populacional no país desacelerou nesse período, sendo que as regiões Sudeste e Nordeste cresceram menos que a média nacional, enquanto as regiões Norte e Centro-Oeste expandiram acima dessa média.

Na região Norte, o crescimento populacional foi de quase 1 milhão e meio de brasileiros. A cidade de Manaus teve o maior ganho populacional de mais de 10 % de novos moradores.

No entanto, os dados quando recortados pela ótica da Amazônia Legal mostram que o crescimento na região foi menor do que o Centro-Oeste, com uma taxa de 0,75% ao ano entre 2010 e 2022.

A região Norte agora possui uma população de 8,5% da população brasileira e permanecendo como a segunda região menos populosa do país, atrás apenas do Centro-Oeste.

O crescimento menor na Amazônia Legal pode ser explicado por diversos fatores, incluindo o aumento de mortes e movimentos migratórios. Além disso, muitas capitais brasileiras, incluindo algumas na região amazônica, estão crescendo menos que as cidades vizinhas, com algumas até mesmo encolhendo.

No que diz respeito aos domicílios, o Censo revelou que houve um aumento de 34,2% no número de moradias entre 2010 e 2022, no Brasil. Dentre os municípios que registraram um aumento substancial de domicílios, vários estão localizados na Amazônia Legal.

Militares do Exército envolvidos em esquema de vazamento de informação

Essa semana a Polícia Federal revelou em uma investigação a participação de militares do Exército, incluindo o tenente-coronel Abimael Alves Pinto, por suspeita de avisar garimpeiros sobre operações no interior do Amazonas.

Durante a Operação Jurupari, realizada em Manaus, Porto Velho e Ponta Grossa, foram obtidas informações que levaram à quebra de sigilo telefônico do militar. Em uma mensagem de áudio, ele alertava sobre uma operação na região de São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com Venezuela e Colômbia, e em outro trecho, detalhava a atuação dos agentes.

Segundo as investigações, o tenente-coronel recebia uma mesada dos garimpeiros de Japurá para repassar informações sobre as operações policiais, sendo o dinheiro depositado na conta da empresa de sua esposa.

Transferido para Ponta Grossa, no Paraná, o militar continuou a fornecer informações aos líderes do garimpo ilegal. Além dele, outros militares também são investigados.

Ouça a nova edição do Amazônia em 5 Minutos:

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »