Sentipensar com a Terra: seminário com José Ángel Quintero Weir

seminário quintero

Programação terá quatro encontros e aborda pedagogia, modos de pensar e de fazer o mundo; faça sua inscrição

O professor José Ángel Quintero Weir ministra, entre maio e junho, o seminário “Sentipensar com a Terra: teoria e prática decolonial”. Membro e autoridade no pensamento do povo Añuu, Quintero é doutor em estudos latino-americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e leciona na Universidade de Zulia, na Venezuela.

O seminário é uma realização da Amazônia Latitude, em parceria com a Universidade do Estado da Flórida, dos EUA, e a Universidade Autônoma Indígena, da Venezuela.

Dividido em quatro encontros a partir de 27 de maio, Sentipensar com a Terra vai abordar memória, teoria e método de diálogo com o mundo e o pensar no fazer dos povos Añuu e Ayuu. Na última data, Enrique Leff e Carlos Walter Porto-Gonçalves comentam o “sentipensar” añuu. Veja a lista completa abaixo.

Com vagas limitadas, Sentipensar com a Terra: teoria e prática decolonial acontecerá em quatro aulas semanais, sempre às quintas-feiras, às 19h.

O valor do curso, oferecido em espanhol, é de 160 reais. Haverá atividades práticas em cada aula. O certificado de participação será emitido pela revista Amazônia Latitude editada pelo Programa de Português da Universidade Estadual da Flórida (FSU) e pela Universidade Autônoma Indígena (UAIN).

Para conhecer um pouco mais do pensamento añuu e da obra e vida do professor Quintero, você pode ler o artigo Da ‘virada ontológica’ ao Tempo de Volta do Nós. No texto, o professor dialoga sobre ontologia e introduz a perspectiva de “nosotrificação” do pensamento, isto é, o retorno da centralidade do Nós como forma de pensar e fazer comunidade, que remonta a um passado pré-colonial. Quintero é venezuelano, integrante do povo añuu, das águas do Lago Maracaibo, e contou sua trajetória no Amazônia Latitude Podcast.

Clique aqui e acesse o formulário de inscrição. Vagas limitadas. Se você tem dúvidas, fale conosco em [email protected]. Participe!

Programação completa

Formulário de inscrição

Aula 01: 27/05
Cartografias da Memória
Mapeamento da memória territorial que nos configurou enquanto povos nos tempos de liberdade.

Aula 02: 03/06
Fazer no pensar e Pensar no fazer
Nosso próprio caminho de conhecer e aprender seguindo o caminhar do mundo. Teoria e método de diálogo com o mundo.

Aula 03: 10/06
Rumo a uma Pedagogia do Nós
Sobre o registro de nossas narrativas e oralituras acerca do Pensar no fazer e sua transmissão através de um Ensino/Aprendizado do nosso constante Fazer Comunidade.

Aula 04:17/06
Horizontes do Nós e o Retorno do Tempo de Abya Yala
Encontro de Enrique Leff e Carlos Walter Porto-Gonçalves com o sentipensar añuu.

seminário quintero

 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »