Protagonismo de mulheres abre Diálogos Amazônicos em Belém

Ministra Aparecida Gonçalves, nos Diálogos Amazônicos
Ministra Aparecida Gonçalves na abertura dos Diálogos Amazônicos. Belém, Pará, nesta sexta-feira (4)

Militantes e autoridades reuniram-se em Belém para a discussão de pautas prioritárias paras as mulheres amazônidas

O protagonismo da mulher na Amazônia inaugurou os Diálogos Amazônicos, evento da sociedade civil que discute novas estratégias para a região. No primeiro painel intitulado “Mulheres da Panamazônia – Direitos, Corpos e Territórios por Justiça Socioambiental e Climática”, participaram ativistas brasileiras, estrangeiras, indígenas, além de membros do alto escalão do governo como a ministra Aparecida Gonçalves, do Ministério das Mulheres.

Com programações auto-organizadas e plenárias abertas ao público, os Diálogos acontecem no Hangar Centro de Convenções, em Belém, e precedem a Cúpula da Amazônia, que reunirá autoridades de todos os países da Panamazônia.

Foto de uma mulher negra e uma indígena

Mulheres acompanhando a plenária no evento nesta sexta-feira. Foto: Governo Federal

Antes das mulheres se reunirem no principal placo do centro de convenções, representantes de movimentos sociais caminharam pelo espaço evocando: “Amazônia querem te acabar, as mulheres não vão deixar”. Logo no início, houve a benção de várias yás, do Instituto Nangetu, que entoavam canções que relacionam a terra às mulheres.

Segundo a organização do evento, a ideia de fazer a plenária surgiu de uma reflexão comum dos movimentos femininos de que as mulheres são a origem de tudo, portanto, deveriam fazer parte das discussões de poder.

Para as organizadoras, é importante trazer o olhar das mulheres para o desenvolvimento da Amazônia e abrir espaço para demandas com recorte de gênero. Um relatório final será apresentado nas plenárias principais documentando os principais pontos.

O painel desta sexta-feira (4) reuniu mulheres de quase todos os países que integram a Panamazônia. Na moderação da mesa, estava a professora Zélia Amador.

Emanuela Salomé, militante do grupo equatoriano Luna Crescente, disse que a soberania dentro da Amazônia diz respeito tanto aos territórios quanto aos corpos femininos. Ela denunciou a situação de disputas de poder que acontecem no Equador, com impacto nos direitos das mulheres.

Mulheres na plenária em Belém

Plenária em Belém juntou ativistas e políticos. Foto: Ana Vitória Gouvêa/ Amazônia Latitude

Esperançosa, a ativista lembrou que não existiu uma vez em que as mulheres tenham sucumbido às mazelas sociais sem ao menos lutar. É isso que vamos fazer na programação, mostrar que as mulheres são força e luta, continuou Salomé.

A esperança foi tema recorrente, como também as denúncias de exploração mineral, invasões de território e violência policial, que é realidade comum aos países latino-americanos. Gaela, militante trans afroandina, declarou que a ditadura instaurada no Peru impactou sua vida

“Eles dizem que não tem dinheiro para investir em educação, em saúde, mas utilizam esse dinheiro para financiar a morte de seus próprios conterrâneos”, afirmou. A peruana ainda denunciou um caso de transfobia que viveu ao chegar no Brasil, quando foi impedida por uma companhia aérea de embarcar de São Paulo para Belém por “incongruências documentais”.

A ativista colombiana Maria Lúcia Dias disse que sua cidade Mocoa enfrenta empresas de capital estrangeiro, que têm expulsado populações tradicionais para a exploração de cobre. Para Dias, não existe pensar em desenvolvimento da Amazônia sem antes acabar com o extrativismo dentro dessas comunidades.

Os países da região tem muitas semelhanças, disse, o que ela atribuiu às organizações conservadoras da Colômbia. “O que está acontecendo na Colômbia é o mesmo que aconteceu em outros países da América latina. Os governos de direita acabam com o nosso país e quando os reformistas tentam mudar a politicagem, eles respondem com truculência ou incitação ao ódio”, declarou Maria Lúcia.

Para a representante da rede de Articulação de Mulheres Brasileiras, Maria Eunice Guedes, as questões universais que perpassam a Panamazônia só serão resolvidas com um alinhamento ferrenho entre os países que a compõe.

“Não existe a possibilidade de fazermos tudo sozinhos. A Amazônia somos todos nós, o que fazemos no Brasil impacta a Colômbia, o Peru, o Equador e vice-versa”.

Houve ainda espaço para a exposição de políticas públicas que envolvem mulheres. A secretária das Mulheres do Pará, Paula Gomes, e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, expuseram iniciativas nos âmbitos federal e estadual.

Dentro do Pará, segundo Gomes, existe uma busca não só o estímulo das políticas públicas, mas também a captação de recursos para executar esses serviços. “Há uma movimentação intensa do governo do estado para resguardar a vida e a dignidade das mulheres, relacionadas a questões de saúde e educação, que estamos trabalhando para sanar”.

Já ministra Cida Gonçalves explicou sobre o trabalho do atual governo. Ela se comprometeu a atender às demandas levantadas na plenárias. “Salvar a Amazônia é salvar a vida das mulheres”, disse a Gonçalves.

A ministra ainda disse que uma das principais políticas da sua pasta é um combate à misoginia, incluindo  desigualdade salarial e  tripla jornada de trabalho.

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »