Amazônia em 5 Minutos: quilombolas na COP30, lobby do petróleo e jornalistas latinos contra Trump
Episódio 70 do Amazônia em 5 minutos traz notícias entre 15 e 22 de março, como a demanda de quilombolas na COP30 e as denúncias da imprensa latina


Jornalistas da América Latina publicam editorial denunciando as dificuldades de fazer jornalismo durante o governo Trump.
Fotos: Edmar Barros e Gage Skidmore. Arte: Fabrício Vinhas / Amazônia Latitude.
O “Amazônia em 5 minutos” desta semana traz as principais notícias sobre a maior floresta tropical do mundo que aconteceram entre os dias 15 e 22 de março. Os destaques desta semana são:
- Após denunciar falta de participação de quilombolas na COP30, Conaq é recebida pela Casa Civil;
- ONGs pedem exclusão de lobistas do petróleo na Conferência do Clima no Brasil;
- Jornalistas latinos falam sobre ameaças do governo Trump à luta contra a crise climática, inclusive na Amazônia.
Ouça abaixo o episódio completo:
Quilombolas na COP
Após publicar carta questionando a falta de participação de quilombolas nos debates da COP30, a Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) foi convidada para uma reunião com a Casa Civil.
O encontro foi realizado no último dia 18 de março e discutiu formas de garantir credenciais e também apoio financeiro das organizações governamentais para a participação das comunidades afro-rurais no conselho de discussões climáticas da COP30.
Além disso, também foi apontada a necessidade de que essas comunidades sejam citadas nos documentos oficiais da COP no Brasil.
Em carta publicada pelo presidente da COP30, André Lago Correia, há várias referências às comunidades indígenas e à cultura de povos originários, mas sem citar a importância dos descendentes de escravizados africanos para a formação do Brasil e sua condição de guardiões da Amazônia, o que, espera-se, seja reparado nos próximos documentos.
Lobistas do petróleo
Outra carta que chamou a atenção esta semana foi o pedido assinado por 260 instituições para que medidas sejam adotadas para limitar a influência da indústria petroquímica na COP30.
De acordo com o documento, os resultados de COPs anteriores foram afetados pela “presença massiva, mas pouco visível, de lobistas de petróleo e outros setores econômicos com alto impacto no clima”.
Sem mecanismos eficazes de regulação, essas empresas, diz a carta, “têm conseguido bloquear a implementação de medidas necessárias para reduzir as emissões de gases do efeito estufa”.
Organizações que lutam para combater a crise climática, como WWF, Greenpeace, Anistia Internacional e Instituto Socioambiental, estão entre os signatários do documento articulado pela Transparência Internacional.
“Florescer na Lama”
Jornalistas de vários países latino-americanos publicaram um editorial coletivo denunciando as dificuldades mundiais trazidas pelo novo mandato do presidente Donald Trump.
Desde que voltou à Casa Branca, Trump anunciou a saída do Acordo de Paris e, ao reforçar seu lema de que “os Estados Unidos vêm primeiro”, sempre deixou claro que nunca fez e nem fará parte dos esforços internacionais para combater o aumento da temperatura em todo o mundo.
As ações cruéis do presidente norte-americano incluem ainda a deportação em massa de migrantes latinos, acentuando crises humanitárias em seus países de origem.
O grupo aponta a Amazônia entre os locais vulneráveis do mundo que precisam do olhar atento dos jornalistas independentes para denunciar as consequências das decisões deste único homem para o futuro da humanidade.
Dica cultural
Nossa dica cultural desta semana é a segunda exposição “Mulheres da Amazônia”, que reúne a obra de 12 artistas do Amapá. Diferentes estilos, traçados em experiências únicas com a região, atraem olhares internacionais.
Se você visitar Macapá até o final deste mês, passe lá na Rua Leopoldo Machado, número 2334.
Neste episódio, utilizamos informações de: Conaq, Folha de S.Paulo, Revista Nómadas e site Chico Terra
Produção: Revista Amazônia Latitude e Rádio Web UFPA
Apresentação, roteiro e revisão: Glauce Monteiro
Edição sonora: João Nilo
Montagem da página: Alice Palmeira
Direção: Marcos Colón