Amazônia em 5 Minutos: alerta de Marina Silva, carta da COP30 e rodovia corta a floresta no Pará

Episódio 69 do Amazônia em 5 minutos traz notícias entre 9 e 14 de março, como a construção da Avenida Liberdade, que corta uma área de proteção em Belém

Capa do "Amazônia em 5 minutos" com a construção da Avenida Liberdade. Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará. Arte: Fabrício Vinhas / Amazônia Latitude.
Capa do "Amazônia em 5 minutos" com a construção da Avenida Liberdade. Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará. Arte: Fabrício Vinhas / Amazônia Latitude.
Capa do "Amazônia em 5 minutos" com a construção da Avenida Liberdade. Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará. Arte: Fabrício Vinhas / Amazônia Latitude.

Construção da Avenida Liberdade. Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará. Arte: Fabrício Vinhas / Amazônia Latitude.

O “Amazônia em 5 minutos” desta semana traz as principais notícias sobre a maior floresta tropical do mundo que aconteceram entre os dias 9 e 14 de março. Os destaques desta semana são:

  • Ministra do Meio Ambiente chama COP30 de “COP da Emergência”;
  • Em carta ao mundo, o presidente da COP pede mutirão contra mudanças climáticas;
  • Comunidades e pesquisadores denunciam impactos de estrada que corta floresta em área protegida de Belém.

Ouça abaixo o episódio completo:

COP da Emergência

Em visita a Belém, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, falou sobre a importância de se fazer todo o possível para proteger o meio ambiente e chamou a COP30, que será realizada em Belém do Pará em novembro deste ano, de “COP da Emergência”.

Durante a Conferência Estadual de Meio Ambiente do Pará, Marina Silva reforçou que o combate ao desmatamento é apenas uma parte do que precisa ser feito para proteger o planeta.

Em 2024, a meta de manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C, estabelecida no Acordo de Paris, foi superada, o que traz preocupação para autoridades, especialistas e comunidades.

Carta COP30

Em carta divulgada esta semana, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, pediu um mutirão global contra as mudanças climáticas e disse que países e governos precisam mudar “por escolha ou por catástrofe” para retardar e evitar um colapso ambiental.

Um dos pontos mais criticados do documento, que pontua os desafios que devem pautar a COP30 em novembro, é a contradição do país diante da perspectiva do desejo brasileiro de se tornar uma referência na produção de energia limpa e no combate à emissão de CO₂, ao mesmo tempo em que o governo federal pressiona o Ibama para que seja autorizada a exploração de petróleo na Amazônia.

Avenida Liberdade

Uma avenida de 13 quilômetros que atravessa uma área de proteção em Belém está no centro de uma polêmica.

O governo do Pará diz que a via é sustentável e que terá um papel importante para facilitar o trânsito de pessoas na cidade-sede da COP30.

Enquanto isso, moradores e pesquisadores explicam que a avenida corta a APA Metropolitana de Belém em duas, está a cerca de 500 metros do Parque Estadual do Utinga — área que protege o lago que fornece água para os moradores da capital — e ainda passa a menos de um quilômetro do Quilombo do Abacatal.

A Avenida Liberdade, que ainda não foi terminada e que deve ligar as cidades de Marituba, Ananindeua e Belém, já está trazendo problemas para quem vive no local. Moradores da área, que antes viviam da coleta de açaí, dizem que as palmeiras já foram derrubadas, deixando parte da comunidade sem renda.

Dica cultural

E a nossa dica cultural desta semana é o acervo da Rádio Web da UFPA. O projeto da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará reúne 15 anos de entrevistas com pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e moradores da Amazônia, discutindo os mais diferentes temas.

Música, aulas para o Enem e diálogos sobre a COP30 você encontra aqui.

Neste episódio, utilizamos informações de: Agência Pará, BBC Brasil, Sumaúma e G1 Pará.

Produção: Revista Amazônia Latitude e Rádio Web UFPA
Apresentação, roteiro e revisão
: Glauce Monteiro
Edição sonora: João Nilo
Montagem da página: Alice Palmeira
Direção: Marcos Colón

Você pode gostar...

Translate »