LatitudeCast #20: Educação nos manguezais amazônicos

Alunos do projeto Alfa Mangue em viagem de campo em Bragança, no Pará.
Alunos do projeto Alfa Mangue em viagem de campo em Bragança, no Pará. (Foto: Raquel Leite/Projeto Mangues da Amazônia)

A iniciativa Alfa Mangue ajuda na alfabetização infantil na zona costeira do Pará, com apoio na fauna e flora dos mangues.

Um dos motivos que deram origem ao projeto foi a pandemia de Covid-19, que impactou negativamente a educação no Brasil. O número de crianças de 6 e 7 anos afetadas pelo atraso da alfabetização atingiu 2,4 milhões em 2021, 1 milhão a mais em relação a 2019, segundo a ONG Todos Pela Educação, com base em dados da Pnad Contínua do IBGE.

Crianças que vivem em regiões com dificuldades para o ensino à distância, como algumas comunidades nos mangues da Amazônia, sofreram com um impacto maior, gerando a necessidade de projetos paralelos.

Alunos do projeto Alfa Mangue em viagem de campo em Bragança, no Pará.

(Foto: Raquel Leite/Projeto Mangues da Amazônia)

O Alfa Mangue é uma iniciativa é do projeto Mangues da Amazônia, realizado pelo Instituto Peabiru e pela Associação Sarambuí, com patrocínio da Petrobras e apoio do Laboratório de Ecologia de Manguezal da Universidade Federal do Pará.

Participam do projeto crianças de 7 a 9 anos que vivem em reservas extrativistas próximas à cidade de Bragança, no Pará. As atividades reforçam a aprendizagem de escrita e leitura dessas crianças com aulas aos sábados de manhã, durante quatro meses por turma, com uso de diversos recursos pedagógicos, como jogos, música, poesia – mas principalmente ações de campo nos manguezais, utilizando a fauna e flora para aprender.

Alunos do projeto Alfa Mangue em viagem de campo em Bragança, no Pará.

(Foto: Raquel Leite/Projeto Mangues da Amazônia)

A primeira turma do Alfa Mangue incluía 27 crianças da comunidade do Araí, em Bragança. Agora, entre os meses de agosto e novembro, as ações também acontecem com mais 30 crianças da comunidade Tamatateua.

Para explicar a importância da alfabetização, do Alfa Mangue e falar sobre os resultados do projeto, o LatitudeCast conversa com a coordenadora Giselle Silva, que também é professora e mestre em Línguas e Saberes da Amazônia.

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »