O Campo Literário no Espaço Pós-Colonial

Escritora Patrícia Andrade - O Campo Literário no Espaço Pós-Colonial
Escritora Patrícia Andrade. Foto: Alexandre Brito.
Escritora Patrícia Andrade - O Campo Literário no Espaço Pós-Colonial

Escritora Patrícia Andrade. Foto: Alexandre Brito.

RESUMO:

  • O texto aborda a importância de refletir sobre a produção artesanal de livros em um contexto marcado pela revolução pós-industrial e digital. Destaca-se a persistência de questões como a perda da aura e a produção industrial de obras de arte nos países pós-coloniais, que requerem uma análise diferenciada em relação à Europa;
  • Explora-se a entrada do Brasil na modernidade, ressaltando a persistência de problemas sociais e culturais característicos da antiga ordem. Apresentam-se estratégias de autores e autoras para superar os desafios, como a produção semiartesanal de obras literárias, que representa uma alternativa viável em contextos pós-coloniais, adaptando-se à dinâmica contemporânea do mercado editorial e cultural;
  • O texto analisa como uma autora em Macapá é influenciada pela poesia marginal, destacando seu tom de humor e erotismo. Circulando pela vida boêmia da cidade, ela inova ao divulgar suas obras em espaços frequentados por amantes da arte, contornando assim a dificuldade de distribuição.

***

Qual o interesse em se refletir sobre produção artesanal de livros em tempos de revolução pós-industrial ou digital? Este texto tenta fazer algumas ponderações sobre a questão, a partir de uma reflexão alicerçada principalmente em Walter Benjamin, mas buscando mostrar que, passados mais de 75 anos da morte do autor, processos apontados pelo mesmo como definitivos na modernidade, como a perda da aura e a produção industrial de obras de arte, nos países pós-coloniais, são questões ainda hoje complexas, que requerem uma reflexão que leve em consideração a diferença dessas realidades em relação à Europa, onde tais processos foram inicialmente apontados. Como exemplo diferencial, será mostrada a produção de livros de conteúdo literário confeccionados semiartesanalmente em duas cidades amazônicas em pleno século XXI. Um elemento fundamental para estas reflexões é a consciência de que o desenvolvimento da modernidade não se deu de forma homogênea e universal. Isso porque o capitalismo que o impulsionou no espaço pós-colonial teve histórias diferenciadas em relação aos seus ditos centros emanadores. No caso da América Latina, segundo Canclini (1990), nossa entrada na modernidade foi marcada por uma “heterogeneidade multitemporal” (p.74).

A entrada do Brasil na modernidade, após a independência e a proclamação da república, na passagem do século XIX para o XX, não se deu com a substituição de um modelo de sociedade tradicional e arcaico por um moderno. Na referida passagem, persistiram problemas sociais característicos da antiga ordem. Segundo Stuart Hall (2006), essa é uma particularidade de muitas ex-colônias, o que dá ao prefixo pós não uma significação de superação do moderno, mas de entrada diferenciada neste, sem a superação total de muitos elementos da ordem arcaica. Essas não superações que influenciaram nas bases infraestruturais do país tiveram reflexo no campo superestrutural, mais especificamente no campo da arte, e em particular na Literatura, que precisa, antes de tudo, de uma população letrada para existir, o que não se deu na referida passagem, inibindo, assim, a formação de um campo artístico autônomo. O contexto descrito artisticamente corresponderia no Brasil ao nosso primeiro Modernismo. Segundo ainda Canclini, um segundo momento se deu a partir da segunda metade do referido século, em que um nicho tinha acesso à arte dita culta enquanto amplas camadas burguesas, da classe média e popular consumiam uma produção cultural de massa, controlada por grandes corporações de comunicação, como, no Brasil, a rede Globo (1996).

Mesmo estando vivendo em pleno século XXI, temos problemas que persistem no país, passados mais de 100 anos, como o já citado problema da falta de leitura literária, mas é preciso também se perceber que os problemas ligados aos desenvolvimentos do campo literário são regionalmente diferenciados, o que requer uma leitura que não homogeneíze tal campo em todos os estados do país. Pesquisas já mostraram que muitas vezes o problema principal não é o preço do livro. Isso nos leva a outra reflexão, a de que mesmo um possível aumento do poder aquisitivo por parte da população não necessariamente significasse um aumento no número de leitores, como bem frisou Celso Furtado,

(…) a qualidade de vida nem sempre melhora com o avanço da riqueza material de um povo. (…) A elevação do nível material está longe de ser seguida automaticamente de melhoras nos padrões de vida cultural. (…) a tendência predominante é para a reprodução da estratificação social herdada do passado. (FURTADO, p. 109, 2012)

Nesse quadro nacional já bastante ruim, o Norte ocupa o menor índice regional de leitores do Brasil. Como mostrado, tal problema é histórico, e suas raízes remontam ao nosso processo de colonização e à sua influência no processo de formação do país, se refletindo no atraso da educação brasileira.

A situação pode tender a piorar ainda mais em um tempo em que os mecanismos de comunicação como a televisão, o rádio e principalmente a rede mundial de computadores, numa avalanche de informações, diminuem e muitas vezes restringem o contato com o universo escrito a uns poucos dígitos (LOBO, 2008), gerando a pós-alfabetização, marcada por um contato superficial com o texto escrito, em que os processos de interpretação são substituídos por leituras rápidas e fáceis, explicando o alto índice de analfabetismo funcional no país.

No que diz respeito à rede mundial de computadores, em uma primeira leitura, pode-se argumentar em favor da mesma que esta possibilita que uma quantidade antes impensável de obras digitais esteja à disposição de muitos, e com uma capacidade de armazenamento nunca antes vista, o que é verdade. No entanto, podemos dizer que o mesmo suporte que facilitou a vida de quem gosta de ler Literatura, pela sua dinâmica de informações aceleradas, seguindo o ritmo veloz da modernidade pós-industrial, educa os possíveis novos leitores a textos curtos, de fácil interpretação, o que distanciaria os mesmos, por exemplo, de muitos textos poéticos, cuja leitura requer um certo tempo de fruição. Já os programas de televisão e de rádio, com exceção talvez das rádios e TV educativas, pelo seu compromisso com o consumo fácil e rápido, veem no livro literário um produto de difícil absorção e, portanto, avesso aos interesses dos seus patrocinadores, priorizando, assim, produtos culturais de massa, como afirma Canclini.

O sistema educacional, por sua vez, devido à sua finalidade cada vez mais tecnicista e profissionalizante, tem deixado a Literatura e a Arte de lado (COMPAGNON, 2009). Nesse contexto de pós-alfabetização em uma realidade pós-colonial, como ficaria aquilo que Pierre Bourdieu chamou de campo literário? Antes façamos uma breve exposição sobre o que seria o mesmo. Segundo o referido estudioso, o campo literário é formado por escritores, críticos, professores, editores, agentes, leitores, dentre outros, e é marcado pela dinâmica da disputa de diferentes grupos, em que nenhum possui o poder totalizante sobre o mesmo. Percebe-se que o campo demanda uma rede complexa, com a profissionalização do escritor dentro de uma rede autônoma (BOURDIEU, 1996), o que já vai de encontro a muitas realidades latino-americanas, dentre elas a amazônica. Como afirma o poeta Affonso Romano de Sant’Anna, Paris tem mais de 1.500 livrarias, enquanto que esse número corresponde aproximadamente ao que temos em todo o país (SANT’ANNA, 2000). Afunilando este estudo para o lugar de nosso interesse, pensemos na pergunta sobre o campo literário no Norte do Brasil, em que um exemplo da dificuldade em se pensar o campo literário é a já quadricentenária capital amazônica Belém, que, para uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes, possui em torno de 20 livrarias, sendo muitas distribuidoras de livros apenas didáticos, o que é um reflexo da pouca difusão do hábito da leitura entre a sua população, e mais especificamente da leitura literária. Um outro sinal desse quadro difícil para o desenvolvimento do campo literário diz respeito ao mercado editorial, que é quase inexistente, afora algumas poucas pequenas editoras que sobrevivem a muito custo. Por último, temos as instituições formais de ensino, que têm se mostrado como um mecanismo ineficiente na formação de leitores. E note-se que estamos falando do quadro da capital de um estado; em outros municípios da região a situação muitas vezes piora bastante. Desse modo, a consolidação do campo literário sofre um sério impedimento.

Muitos escritores, como estratégia de sobrevivência fazem aquilo que Canclini disse ser comum, adentrando no funcionalismo público ou no mundo do jornalismo. Outros hoje acabam publicando por meio de editais de prêmios literários nacionais e estaduais. Mas mesmo quando isso acontece, ainda se sofre o sério problema da distribuição e circulação de obras, bem como de uma crítica que se interesse por apreciar tal produção, ainda não incluída no cânone.

Uma possibilidade encontrada por alguns autores e autoras para escapar aos impedimentos do quadro traçado acima, no que diz respeito ao campo literário, é a produção semiartesanal de obras literárias. Mas como seria possível a sobrevivência de uma produção literária de modo semiartesanal em uma época de produção pós-industrial de objetos culturais, mesmo em um espaço pós-colonial, quando até mesmo o livro material enquanto suporte parece estar sendo questionado? Para se compreender tal reflexão, é preciso voltarmos a um texto fundamental para se entender a obra de arte na modernidade, e que, como veremos, se relaciona tangencialmente ao conceito de campo literário, “A obra de arte na época das suas técnicas de reprodução”, de Walter Benjamin.

A aura na época das técnicas de reprodução

Para abordarmos a questão do livro, que neste trabalho, a partir da leitura benjaminiana, chamou-se de aurático, na contemporaneidade, é necessário primeiramente abordarmos ainda que brevemente o conceito de aura em Benjamin. Na primeira metade do século XX, Walter Benjamin escreveu o seu hoje famoso ensaio “A Obra de Arte na Época das Suas Técnicas de Reprodução”1O título aqui dado é por seguirmos a tradução de José Lino Grünnewald., demonstrando a transformação na representação da obra arte na modernidade, a partir das modificações técnicas de produção em escala industrial de objetos artísticos. Essas transformações se ligam também a transformações infra e superestruturais na sociedade europeia, influenciando no consumo e na percepção do que seria a arte.

Uma marca principal dessa transformação, segundo o autor, seria a perda da aura. Ela seria o sentido de autenticidade, herdado do valor de culto. Essa autenticidade se relaciona com o conceito de obra única e original, marcada pela dinâmica da duração, em que em lugar da dinâmica do “próximo”, característica da mercadoria, de consumo imediato, predominaria a dinâmica do longínquo, que remete ao valor de culto, que deu origem à valorização do original. Outra marca seria sua característica manufaturada, não industrial, o que interessa para a leitura sobre o livro aurático. Tais características se encaixam nas pinturas. Em lugar dessa unicidade e duração, a obra na época da reprodução técnica seria marcada pela possibilidade de reprodução infinita, cujo exemplo seria a fotografia e também a linguagem do cinema. Esse tipo de obra é construído não mais para um único comprador, envaidecido de possuir um original. O original feito manufaturadamente não mais existiria. Em seu lugar surgiriam milhares de exemplares para o consumo imediato das grandes massas. O autor dá como exemplo maior desse consumo coletivo das massas o cinema, cujo grande investimento demanda um retorno em grandes cifras somente possível pelo seu grande alcance de consumo. Outra marca da aura, segundo Benjamin, é o hic et nunc de algumas realizações artísticas, em que se destaca sua impossibilidade de reprodução, já que cada performance, ainda que semelhante a outra, é única, como no caso do teatro e da dança.

A ausência de uma obra original em Literatura, linguagem que nos interessa neste trabalho, antecede em muito o período focalizado por Benjamin no seu ensaio, remontando o surgimento da imprensa no século XV. Mas o aprimoramento técnico da confecção de livros naquela época não aboliu de todo os elementos manufaturados. Foi o avanço tecnológico surgido após a revolução industrial que acabou com o que restava de manufatura no livro; e não somente isso. Tais avanços tecnológicos, segundo Benjamin, teriam diminuído a diferença entre leitores e escritores, possibilitando àqueles a chance de expressar-se publicamente, o que antes era uma exclusividade de um grupo seleto de escritores.

No continente onde a teoria benjaminana surgiu, a revolução pós-industrial foi antecedida por transformações de modernização que, como vimos no caso latino-americano, e mais especificamente no Brasil, com destaque para o Norte, somente parcialmente se realizaram. Mas agora, voltando a Benjamin, a despeito do inquestionável valor de sua leitura sobre a morte da aura, algumas de suas previsões não se consumaram de todo. Um exemplo disso é o caso da pintura, que se ligaria à concepção de arte anterior à industrialização. Tal linguagem artística, ao contrário do que previra o teórico, não cairia em decadência; ao contrário, após a segunda guerra, o mercado de arte ampliou-se, para além da Europa, para os Estados Unidos e hoje em dia para o oriente (ZOLBERG, 2006). Por outro lado, acompanhando a reprodutibilidade técnica e ampliando-a, muitas pinturas podem agora ser acessadas em reproduções materiais ou virtuais em diferentes partes do globo. Teria então acontecido de modo definitivo a perda da aura apontada por Benjamin? É o que discutiremos a seguir.

Decadência ou transformação da aura?

Se Benjamin afirma a perda da aura na modernidade, outro autor afirma que esta foi, não perdida, mas transformada. Desse modo, a antiga aura benjaminiana se junta à aura do consumo, levando a fetichismos nunca antes imaginados. A transformação da antiga aura benjaminiana em uma aura ligada ao consumo foi abordada por Giorgio Agamben.

Benjamin, embora tenha percebido o fenômeno (da aura) através do qual a autoridade e o valor tradicional da obra de arte começavam a vacilar, não se deu conta de que a “decadência da aura”, com a qual ele sintetizava este processo, não tinha, de modo algum, como consequência a “liberação do objeto de sua bainha cultual” e a sua fundamentação, a partir daquele momento, na práxis política, mas sim a reconstituição de uma nova “aura”, mediante a qual o objeto, recriando e até exaltando ao máximo, noutro plano, a sua autenticidade, se carregava de um novo valor, perfeitamente análogo ao valor de troca que a mercadoria acresce ao objeto. (AGAMBEN, 2012, p.78)

Concordamos com a afirmação de uma outra aura que se seguiu à modernidade e à globalização do capitalismo, em consonância com o valor de troca. No entanto, acreditamos que os processos de auratização com as caraterísticas que Benjamin dizia estarem em decadência não deixaram de existir totalmente, como prova a persistência/encanto dos livros aurático. Assim, nem a aura entrou definitivamente em decadência, havendo ainda objetos cujo valor de culto ainda sobrevive, nem tampouco foi definitivamente transformada na aura da mercadoria, como afirma Agamben. A temporalidade da aceleração e a dinâmica do próximo, embora predominante, coexiste ainda hoje com a temporalidade do valor de culto da antiga aura.
Há outra característica da aura benjaminiana, esta por sua vez presente nos livros que neste trabalho chamou-se de auráticos, sendo favorecida pelas próprias novas tecnologias: a produção não industrial, ou seja, em pequena escala, com características que misturam tecnologia de reprografia e trabalho manufaturado. Esse trabalho semimanufaturado se tornou uma saída para alguns autores em realidades pós-coloniais publicarem.

Antes de se abordar a questão das revistas e livros auráticos, é preciso inicialmente um aparte para dizer que ela já não é novidade no Brasil. Tal produção já foi consagrada com a chamada poesia marginal na década de 70, em meio a um contexto político de repressão política, numa estratégia não mais de cotidianizar a revolução, mas de revolucionar o cotidiano. É um momento de explosão descentrada de vozes poéticas, negras, feministas, contraculturais, dentre outras (PEREIRA, 1981). Alguns dos poetas surgidos em meio a esse cenário de censura foram mais tarde incorporados ao cânone literário oficial, já figurando até mesmo em livros didáticos, como Paulo Leminski, Ana Cristina César, dentre outros.

A facilidade em se confeccionar o livro, à base do mimeógrafo fez surgir naquele momento uma grande proliferação de escritores, como previra Benjamin ao afirmar sobre a descentralização da criação, e ao mesmo tempo uma expansão daquilo que Bourdieu chamou de o não monopólio do campo literário. Muitos criaram grupos, performances e happenings. Assim a Literatura, principalmente a poesia, ganhou espaços para além daqueles comuns ao campo, como editoras, salas de aula, cadernos jornalísticos e prateleiras de livrarias, e foi também para as praças, teatros, galerias, praias, corredores de universidade, dentre outros. Mas essa reterritorialização da poesia também trouxe, ao mesmo tempo, o risco da centralização da atenção do público no autor, ficando em segundo plano algumas vezes o processo criativo. Tal risco foi tão real que Paulo Leminski, um poeta da época, que ironicamente seria no ano de 2014 um raro caso de livro de poesia na lista dos mais vendidos, negou a si o rótulo de marginal, por afirmar que essa geração, em meio à qual o mesmo surgira como poeta, caiu no modismo e deixou de lado o apuro no fazer poético, para viver a hedonista performance do poeta marginal, afirmando Leminski em entrevista se sentir por isso mais próximo do parnasianismo do que da geração do mimeógrafo (PEREIRA, 1981).

A despeito das críticas sofridas, a geração do mimeógrafo inegavelmente trouxe como ensinamento uma outra estratégia de confecção e circulação de obras, expandindo o estreito, concorrido e convencional campo literário brasileiro.

O livro aurático

Como previu Benjamin em seu ensaio, a facilitação da produção de obras pelo avanço tecnológico proporcionou a que muitos pudessem se expressar, em uma dimensão que o autor àquela época talvez jamais imaginasse, seja de modo material, em livros, revistas, fanzines, jornais, dentre outros, seja de modo virtual, por meio dos blogs e outras ferramentas das redes sociais virtuais.

A tecnologia não somente ampliou a possibilidade de expressão, como bem foi percebido durante a geração do mimeógrafo, como atualmente proporcionou que a inicial precariedade de acabamento das edições não industriais fosse superada. Hoje, tal precariedade, se existe, é mais por opção estética, como alguns fanzines que incorporam a cultura punk. Programas de editoração, de formatação de capa, dentre outras inovações, como as de reprodução, antes somente acessíveis às editoras industriais agora estão à disposição de todos, em gráficas que trabalham com pequenas reproduções, as chamadas gráficas rápidas, ou mesmo em impressoras caseiras.

Apesar da aproximação em termos de apresentação dos trabalhos, algumas diferenças se mantêm entre o livro em escala industrial e o livro semiartesanal ou livro aurático. A primeira diferença diz respeito à questão da produção em pequena escala. Desse modo, a possibilidade de apresentação material do livro artesanal se aproxima do livro feito em escala industrial, mas sem a necessidade da grande tiragem, ainda fora do alcance de muitos autores interessados em publicar. Além da tiragem em pequena escala, outra característica é a técnica de composição pré-industrial, ainda com grande parte da confecção das obras feita de forma manufaturada, lembrando os livros surgidos quando da origem da invenção de Gutemberg. A reunião das páginas, o corte e a confecção de capa são feitos muitas vezes no domicílio dos criadores. Há também os que optam por juntar à reprodução a técnica da colagem, consagrada já desde o dadaísmo, utilizada, por exemplo, por Patrícia Andrade, poeta de Macapá. O trabalho com a técnica da colagem traz a aproximação com a ideia de original. Essa se aprofunda, pois o trabalho artístico sobre cada exemplar faz com que cada capa seja única, como é o caso do já referido trabalho de Andrade, remetendo essa exclusividade ao valor de culto, pela sua não reprodutibilidade.

Páginas de livro artesanal de Patrícia Andrade

Páginas de livro artesanal de Patrícia Andrade

O texto acima, da referida autora, mostra uma influência da chamada poesia marginal, com um tom de humor e erotismo, inovação comum a muitas autoras da geração do mimeógrafo. A poeta é conhecida na referida cidade por circular no meio boêmio, divulgando sua obra. E tem a ver com essa circulação uma outra marca desse tipo de produção, que é a possibilidade das relações interpessoais entre autor e leitores. Mas a poeta que circula pelas noites e tardes boêmias de Macapá tem em si um diferencial da maioria dos artistas que circulam na noite, pois trata-se de uma mulher, para quem a rua, principalmente à noite, é perigosa por conta da violência patriarcal2Essa observação não está no texto original e me vem agora principalmente pela lembrança da morte da palhaça Jujuba em Presidente Figueiredo..

Para contornar o difícil quadro que impede a circulação das suas obras, esses escritores e escritoras, como já dito, elegem como possíveis espaços de venda locais em que circulam sujeitos ligados à fruição de outros objetos artístico-culturais, como determinados bares, galerias, praças, saraus, teatros, universidades e outros espaços frequentados por um público ligado de alguma forma à arte. Bourdieu mostra que esse meio em sua origem foi uma saída existencial estética em relação à vida burguesa.

O estilo de vida boêmio, que sem dúvida trouxe uma contribuição importante na invenção do estilo vida de artista, com a fantasia, o trocadilho, a blague, as canções, a bebida e o amor sob todas as suas formas, elaborou-se tanto contra a existência bem-comportada dos pintores e dos escultores oficiais quanto contra as rotinas da vida burguesa. (BOURDIEU, 1996, p.72)

A inserção da poesia distribuída pelo próprio autor nesses lugares desconstrói a representação de pequeno nicho institucional que na América Latina ganhou a Literatura, como afirma Canclini (1990), principalmente na região Norte do Brasil. O escritor, ao deixar de ser apenas o flâneur, para se tornar o flâneur vendedor de livros, abandona assim a imagem de ser retirado das contingências e movimentos do mundo, estereótipo consagrado do escritor desde Baudelaire e Flaubert, para assumir a imagem de operário da noite, para usar uma expressão do poeta Ruy Barata, quando referiu-se aos músicos que tocavam nas noites de Belém. Sobre a representação do intelectual, afirma Bourdieu,

Sua ociosidade é um trabalho e seu trabalho, um repouso; (…) Ele é sempre a expressão de um grande pensamento e domina a sociedade”. A familiaridade e a cumplicidade impedem-nos de ver tudo que é posto em jogo em um texto como esse, ou seja, o trabalho de construção de uma realidade social da qual participamos mais ou menos como intelectuais por pertinência ou por aspiração e que não é outra que não a identidade social do produtor intelectual. (BOURDIEU,1996, p.73)

Desse modo, o criador do livro aurático, em um espaço com um tímido campo literário, se torna o produtor intelectual e vendedor-flâneur. A circulação de tal produção, que durante a poesia marginal significaria apenas o gesto político de questionamento do cânone instituído, no Norte do Brasil assume também uma estratégia de resistência à precariedade do próprio campo literário. Vê-se então que a inserção dos poetas com seus livros auráticos nos ambientes referidos também é importante pela relação interpessoal, proporcionada pelo livro aurático, visto que o mesmo estabelece uma maior empatia e proximidade entre autor e leitor, proximidade diferente daquela do consumo no campo literário convencional, em que o autor, apesar de circular no meio artístico, tem uma relação indireta com o público, estando presente via obra comercializada. Esta aproximação direta entre autor e público é algo que a aura da obra de arte transformada em mercadoria não pode mensurar. Assim, a circulação de obras nesses espaços oportuniza um alcance para além do universo que muitas vezes se orienta por pequenos artigos de críticos e apresentações de especialistas (que na academia se arriscam mais a escrever sobre autores já canonizados devido a esses poderem se tornar mais rapidamente capital científico).

Observe-se que a possibilidade de alcançar leitores fora do meio acadêmico não significa o abandono ou a negação do cânone, ao contrário, ela também possibilita a colocação em movimento e atualização do mesmo, pela inserção de novos autores e pela ampliação do público leitor.

Um problema às vezes enfrentado pelo autor do livro aurático é nossa tradição que nos educa para entender como livro apenas aquele confeccionado em escala industrial, desprestigiando assim tanto a feitura artesanal quanto o modo de circulação do livro aurático, já que a invenção do campo literário, como bem afirmou Bourdieu, colocou sobre o autor uma aura de ser avesso a comércios que não sejam os simbólicos literários. O que se esquece é que muitas grandes obras tiveram sua primeira edição de forma quase artesanal, em pequenas tiragens, e que seus autores, diferentemente do mito do escritor retirado dos movimentos das multidões cujo reconhecimento seria uma inevitabilidade pelo seu talento, conseguiram um destaque posterior não apenas pelo talento literário do seu autor, mas também por iniciativas de publicações semiartesanais, pedidos de indicações, negociações com agentes, livreiros, editores, mecenas, dentre outros, como é o caso de Hemingway e de outros autores. Este mito busca muitas vezes devolver um ar aristocrático ao escritor, pelo distanciamento que o mesmo aparenta em relação à lógica vulgar do consumo.

Diferentemente da aura aristocrática e antimercadológica, o risco dessa exposição pública do escritor pode ser a insinuação de uma auréola, que transforma o artista em mito a ser cultuado, contaminar o autor que circula nesses espaços, dando-se mais atenção ao autor em relação à obra, como percebemos haver alertado Leminski na década de 70, em que muitos criaram sobre si uma auréola marginal. Contra esse risco, vale a leitura do poema em prosa baudelairiano “A perda da auréola”, que trata sobre um poeta que deixou cair sua auréola no meio da rua e que assim a perdeu, trazendo a imagem de um poeta que se confunde anonimamente com o fluxo da cidade.

“Olá! O senhor por aqui, meu caro? O senhor nestes maus lugares! O senhor bebedor de quintessências e comedor de ambrosia! Na verdade, tenho razão para me surpreender!”

‘Meu caro, você conhece meu terror de cavalos e viaturas. Agora mesmo, quando atravessava a avenida, muito apressado, saltando pelas poças de lama, no meio desse caos móvel, onde a morte chega a galope de todos os lados ao mesmo tempo, minha auréola, em um brusco movimento, escorregou de minha cabeça e caiu na lama do macadame. Não tive coragem de apanhá-la. Julguei menos desagradável perder minhas insígnias do que me arriscar a quebrar uns ossos. E depois, disse para mim mesmo, há males que vêm para o bem. Posso, agora passear incógnito, cometer ações reprováveis e abandonar-me à crapulagem como um simples mortal, E eis-me aqui, igual a você, como você vê.”

“O senhor deveria, ao menos, colocar um anúncio dessa auréola ou reclamá-la na delegacia caso alguém a achasse.”

“Não! Não quero! Sinto-me bem assim. Você, só você me reconheceu. Além disso, a dignidade me entedia. E penso com alegria que algum mau poeta a apanhara e a meterá na cabeça descaradamente. Fazer alguém feliz, que alegria! e sobretudo uma pessoa feliz que me fará rir. Pense em X ou em Z. Hein? Como será engraçado”. (BAUDELAIRE, 2006, p.253)

Note-se que o poeta, ao perder sua auréola no trânsito célere da cidade, se sente mais confortável confundido com a multidão, sem destacar-se dos demais anônimos, com vícios comuns a todos, negando tanto a aura aristocrática quanto a aura vaidosa. Perceba-se que, assim como Benjamin afirma a decadência da aura na modernidade, também Baudelaire afirma que o querer manter a auréola por parte do poeta já é sinal de se ser um poeta ruim, tornando-se esse culto algo da esfera do ridículo.

A realidade de cidades amazônicas como Belém, Manaus e Macapá, no que diz respeito ao campo literário, com gradações, se reflete em muitas capitais brasileiras. Por isso acreditamos que as reflexões neste trabalho são úteis a todos e todas que de alguma forma participam do campo literário, vivenciando suas realidades regionais. Com este pequeno trabalho, esperamos contribuir para dar visibilidade a uma produção que existe em muitos lugares, mas que ainda não foi devidamente visibilizada ou estudada, muitas vezes por conta de preconceitos presentes na academia com relação a essas produções.

Referências

Clei Souza é professor doutor da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Tatiana Cavalcante Fabem é doutoranda em Estudo Literários pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

Revisão: Isabella Galante
Direção: Marcos Colón

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »