Amazônia em 5 minutos: Dia da Amazônia

Nesta semana, o podcast Amazônia em 5 minutos traz os destaques da semana sobre a região: alertas de desmatamento na Amazônia Legal caem em agosto; Amazonas é o estado da Região Norte com mais focos de calor no último mês; e na terça-feira (5), data em que se celebra o Dia da Amazônia, o governo brasileiro anunciou repasses de R$ 600 milhões do Fundo Amazônia.

Ouça todas as notícias no episódio completo:

 

Amazônia Latitude · Amazônia em 5 Minutos: Dinamarca no Fundo Amazônia

Queda no desmatamento

Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal caíram 66% em agosto, em comparação ao mesmo mês no ano passado. O número de alertas marcou 563 km² desmatados.

Essa é a terceira menor marca do mês de agosto registrada pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O sistema de detecção começou a fazer as marcações em 2015.

Esses dados foram divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima na terça-feira (5). Em evento de comemoração do Dia da Amazônia no Palácio do Planalto no mesmo dia, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, celebrou a queda no desmatamento e afirmou que outras medidas ainda precisam ser tomadas.

“Não basta combater o que está errado. É preciso promover e implementar o que é correto. E isso não acontecerá da noite para o dia, como um passe de mágica. Será preciso perseverar. A boa notícia é que já estamos começando a trilhar esse caminho”, afirmou a ministra. “Nos sete primeiros meses deste nosso governo, obtivemos uma redução de 42% do desmatamento e também conseguimos isso em outros biomas brasileiros”, lembrou. 

Queimadas no Amazonas

Apesar da queda nos alertas de desmatamento na Amazônia Legal, eles ainda acontecem. O estado do Amazonas começou o mês de setembro com fumaça cobrindo suas principais cidades. Desde agosto, grandes incêndios florestais estão acontecendo nos municípios de Autazes e Careiro da Várzea, no leste do estado. Outra região que concentra focos de calor é o sul do Amazonas. No dia 1º de setembro, a fumaça dos incêndios chegou à capital do estado, Manaus.

O grande número de focos de incêndio fez com que o Amazonas liderasse o ranking do Programa Queimadas do Inpe entre os dias 17 de agosto e 5 de setembro.  

Ainda assim, o Amazonas também registrou menos queimadas em agosto em comparação ao mesmo período no ano passado. Foram 5.474 focos de calor no Amazonas em agosto de 2023, contra 8.116 focos em agosto de 2022.

Dia da Amazônia

Na terça-feira (5), o Governo Federal anunciou o investimento de 600 milhões de reais do Fundo Amazônia em municípios. O anúncio foi feito pelo presidente Lula e pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no evento de celebração do Dia da Amazônia no Palácio do Planalto. O investimento será feito para ajudar as cidades no controle do desmatamento e de incêndios florestais.

De acordo com o Governo Federal, o programa vai destinar o valor aos municípios até 2025, proporcionalmente à redução de desmatamento e incêndios registrada em cada ano. Os focos do programa serão ações de monitoramento e controle do desmatamento, regularização fundiária e ambiental, e atividades produtivas sustentáveis compatíveis com o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).

Durante o evento no Palácio do Planalto, o presidente também finalizou a criação de duas Terras Indígenas e de uma Unidade de Conservação na Amazônia Legal. Foram criadas a Terra Indígena Acapuri de Cima, no Amazonas, a Terra Indígena Rio Gregório, no Acre, e a Floresta Nacional do Parima, em Roraima. 

Exploração de gás 

Na quarta-feira (31), o Ministério Público Federal (MPF) suspendeu duas audiências sobre o avanço de empreendimentos de exploração de gás no Amazonas. A suspensão das audiências foi feita após a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), pedir a interrupção de processos de licenciamento ambiental de atividades de exploração de gás nos municípios de Silves e Itapiranga.

A região desses municípios é conhecida como Campo Azulão e já possuía exploração de gás pela empresa Eneva. O gás retirado pela empresa abastece uma usina termelétrica em Roraima.

A Funai fez o pedido de suspensão do licenciamento ambiental afirmando que as atividades de exploração de gás natural ignoram a presença dos povos indígenas da região. Após receber o ofício da Funai, o MPF no Amazonas suspendeu as audiências sobre exploração de gás no Campo Azulão e afirmou que é preciso regularizar o estudo de componente indígena.

 


Neste episódio do Amazônia em 5 minutos, utilizamos informações e áudios de Agência Brasil, Amazônia Real, Brasil de Fato, Brasil em Dia, Folha, G1 e Governo Federal.

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »