Amazônia em 5 Minutos: Raoni contra o petróleo, escassez de água e arte indígena
Episódio 71 do Amazônia em 5 minutos traz notícias entre 22 e 28 de março, como o pedido de Raoni, falta de água e arte Tukano


Cerâmica finalizada: preta, brilhante e impermeabilizada. Foto: Maurício de Paiva / Mongabay. Arte: Fabrício Vinhas.
O “Amazônia em 5 minutos” desta semana traz as principais notícias sobre a maior floresta tropical do mundo que aconteceram entre os dias 22 e 28 de março. Os destaques desta semana são:
- Cacique Raoni pede a Lula que não incentive exploração de petróleo na Amazônia;
- Levantamento indica que Amazônia perdeu mais de 3,6% das águas de rios e lagos;
- Ceramistas do Rio Negro ajudam a tornar terras da Amazônia mais férteis.
Ouça abaixo o episódio completo:
Cacique Raoni
Um dos líderes indígenas mais respeitados do país planeja pedir que o presidente Lula deixe de apoiar a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas.
O cacique Raoni espera a visita do presidente no começo de abril para conversar sobre a defesa das comunidades originárias. O encontro entre o líder Kayapó e Lula deve ocorrer no Mato Grosso.
Em entrevista à AFP, uma das principais agências de notícias da França e do mundo, Raoni disse que sempre apoiou Lula e que o presidente se comprometeu com a proteção dos povos da floresta.
O líder indígena também afirmou que seus ancestrais têm conversado com ele sobre os impactos da mudança climática e a ameaça que estes representam para o futuro do planeta, além de ter feito um apelo para que os não indígenas se conscientizem sobre a importância de viver em harmonia com a natureza.
Menos Água na Amazônia
Dados divulgados pela plataforma MapBiomas revelam que a região amazônica perdeu 3,6% da água de seus rios e lagos em 2024.
A perda de superfícies de água está ligada às secas extremas enfrentadas consecutivamente na região desde 2023.
Apenas no ano passado, a Amazônia ficou com menos água do que sua média histórica durante sete meses.
Entre os casos mais graves está a redução de mais de 50 mil hectares em água na sub-bacia do Rio Negro, enquanto a seca afetou a sub-bacia do Tapajós, que, em 2023, não havia sofrido os efeitos da estiagem.
Os dados preocupam, pois a Amazônia é o bioma brasileiro que possui o maior percentual de superfície de água – ou seja, 61% dos rios e lagos do país estão distribuídos entre as 47 sub-bacias da região, e a maior parte delas registrou perda de água.
Arte Tukano
A produção de peças de cerâmicas por mulheres do povo Tukano, no alto Rio Negro, é um exemplo de como as comunidades indígenas estão conectadas e ajudam a preservar a Amazônia.
A coleta de argila em igarapés, na comunidade de Turacua – localizada a 850 quilômetros de Manaus, às margens do Rio Valpes – revela a ligação direta entre o trabalho das ceramistas e a construção de paisagens.
O conhecimento dos diferentes tipos de queimas, repassado de mães para filhas, ajuda a tornar a região mais fértil e é exemplo dos centros de cultivo da terra criados pelos indígenas no chamado sistema agrícola tradicional do Rio Negro, reconhecido como patrimônio brasileiro em 2010 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Dica cultural
Nossa dica cultural desta semana é o Circuito Amazônico de Quadrinhos 2025: uma série de eventos em capitais da região que pretende reunir e mostrar o talento de desenhistas, roteiristas e designers que produzem HQs na Amazônia.
A programação quer conectar artistas, obras e fãs em cinco cidades: Manaus (Amazonas), Boa Vista (Roraima), Macapá (Amapá), Belém (Pará) e Palmas (Tocantins).
- Manaus (Amazonas): 4, 5 e 6 de abril
- Boa Vista (Roraima): 12 de abril
- Macapá (Amapá): 19 e 20 de abril
- Belém (Pará): 24, 25 e 26 de abril
- Palmas (Tocantins): 9 e 10 de maio
Neste episódio, utilizamos informações de: CartaCapital, CNN Brasil, Pulitzer Center e do Circuito Amazônico HQ.
Produção: Revista Amazônia Latitude e Rádio Web UFPA
Apresentação, roteiro e revisão: Glauce Monteiro
Edição sonora: João Nilo
Montagem da página: Alice Palmeira
Direção: Marcos Colón